[the_ad id="288653"]

Os Pais são as Autoridades dentro de casa

Por Heldo Armond (*)

            Ainda refletindo sobre os Princípios do Amor Exigente, o 1º ponto a ser considerado é o próprio nome do 4º Princípio – Pais e Filhos não são Iguais. O que quer dizer essa expressão? Apresentamos as seguintes pontuações:

            Os Pais são Guias, Orientadores, Legisladores. Os Pais são as Autoridades dentro de casa. São também os Educadores dos filhos, para que estes aprendam a Respeitar as regras dentro de casa, como: Os horários; manter a casa limpa; respeitar o silêncio para que possam dormir com tranquilidade; ficar atento ao volume do som, dentre outros.

            Preparando bem os filhos em casa, estes saberão se comportar na sociedade, na escola, no emprego…

            A afirmativa de que os Pais são as Autoridades dentro de casa, é um alerta. “Se os Pais não fizerem seus direitos serem respeitados, não poderão exigir que outros, nem mesmo seus filhos, os respeitem. Ser Guia, Orientador e Legislador, é nortear a conduta dos filhos e demais familiares, criando regras ou leis que devem ser respeitadas por direito, e que vão prepará-los para enfrentar o mundo em que vivem, para serem vencedores”.

            Algumas atitudes pertinentes, ou mesmo preventivas que devem ser adotadas no ambiente familiar para se respeitar o lugar correto de cada um são:

            Evitar o uso Abusivo de bebidas alcoólicas, ou outras compulsões, como: jogar demais, comer demais, comprar demais, etc.; Conhecer os amigos dos filhos; Ter participação efetiva no acompanhamento do filho na escola; Proporcionar que o filho confie no grupo familiar, para quando tiver algum problema saber a quem recorrer; Criar um ambiente onde possam conversar sobre o contexto da sociedade; Evitar posturas contraditórias entre os pais; Respeitar a individualidade do filho; Evitar o Autoritarismo, como também a Permissividade.

            Com essas pequenas observações, os Pais poderão se impor com naturalidade perante os filhos no ambiente de casa.

            P.S.: Nesse período de Pandemia causado pelo Coronavírus, o Grupo Amor Exigente tem realizado suas reuniões por Videoconferência, através de ferramentas como o Zoom e Teamlink, cujo acesso é disponibilizado nas terças-feiras, dia da reunião.

(*) Grupo de  Apoio Amor Exigente
Coordenação local: Berta Teixeira Rodrigues
Coordenação Regional: Washington J. Ferreira/Penha
Reuniões às terças-feiras, das 19h30 às 21h30, no Colégio Franciscano Imaculada Conceição

As opiniões emitidas nos artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores por não representarem, necessariamente, a opinião do jornal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

A era das contradições

🔊 Clique e ouça a notícia Wanderson R. Monteiro (*) Estamos vivendo em tempos difíceis, onde tudo parece mudar de uma hora para outra, nos tirando o chão e a

O antigo futebol de 11 contra 11

🔊 Clique e ouça a notícia Luiz Alves Lopes (*) No futebol do passado, que encantava, situações delicadas e pitorescas ocorriam, algumas, inclusive, não republicanas, próprias do mundo dos humanos