Sim, é possível e acredite: a inovação está chegando com força ao agronegócio, inclusive no interior! Novos parâmetros de pensamento e novas tecnologias estão transformando o setor. Os(as) produtores (as) rurais estão atentos(as) às tendências para não ficarem para trás.
Ahhh… e as mídias sociais? Essas desempenham um papel crucial na difusão de ideias inovadoras dentro do setor. Quero destacar um dado importante sobre uma ferramenta fundamental para empresas do agro, empresários(as) e profissionais do ramo que desejam se conectar e interagir com pessoas e negócios do segmento: o LinkedIn.
O LinkedIn oferece uma série de benefícios para quem atua no segmento. Você já deve ter participado de grupos de carreira e negócios com ideias transformadoras que ajudam a “pensar fora da caixinha”. No LinkedIn, além de encontrar grupos com o mesmo propósito, você pode participar de lives repletas de conhecimento, ideais para quem busca uma carreira de sucesso.
Além disso, a ferramenta facilita a contratação de mão de obra especializada no ramo, beneficiando diretamente os negócios. A plataforma oferece uma vasta rede de conexões e permite acompanhar tendências de mercado, novos cargos e funções que estão surgindo no agronegócio.
Segundo a revista Exame, o LinkedIn atingiu 75 milhões de usuários no Brasil em 2024, representando mais de 60% da força de trabalho nacional. Esse crescimento demonstra a importância da plataforma no mercado de trabalho brasileiro.
Através do LinkedIn, é possível construir autoridade e se tornar uma referência no setor, ampliando essa influência para outras redes sociais. Como dizia José Ingenieros: “Sem ideias, a evolução humana seria inexplicável.”
Não podemos esquecer que a inovação também está alcançando todos os cantos do Brasil. As novas tecnologias e o acesso à informação estão permitindo que os(as) produtores(as) rurais do interior acompanhem as tendências e adotem práticas inovadoras. Muitas vezes visto como distante dos grandes centros e pouco atrativo, o interior está se tornando um polo de inovação no agronegócio, contribuindo significativamente para o seu desenvolvimento.
A inovação no agronegócio é uma realidade que está se expandindo, inclusive nos pontos distantes dos grandes centros. As mídias sociais, especialmente o LinkedIn, estão desempenhando um papel fundamental na disseminação de ideias e na conexão de profissionais do setor. Manter-se atualizado e acompanhar as tendências é essencial para não ficar para trás nessa transformação que está moldando o futuro do agro. Se até as mídias tradicionais estão no digital, é natural que um setor tão dinâmico e essencial como o agronegócio acompanhe e integre a inovação.Investir em inovação e utilizar ferramentas como o LinkedIn são passos fundamentais para o sucesso e a sustentabilidade do agronegócio no Brasil.
(*) Publicitária, especialista em Estratégias de Comunicação e Marketing para o Agronegócio. Diretora da Agência Maria Tereza Agrocomunicação.
As opiniões emitidas nos artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores por não representarem necessariamente a opinião do jornal.