[the_ad id="288653"]

Fortaleça-te!

por Ricardo Dias Muniz

De uma simples célula no ventre da sua mãe, contra improbabilidades, quase como um milagre, você evoluiu até chegar aqui. Sua história é uma história de fortalecimento. Insegurança não combina com você.

Força! Mas o que é isso? Diga-se que força é a capacidade de suportar. Como um atleta que adquire uma capacidade de suportar um peso enorme nos braços ou pernas, ele é forte por possuir músculos que lhe dão o poder de suportar, desafiando a lei da gravidade ou outra força oposta qualquer. Outro exemplo são as árvores que suportam ventos impetuosos, muito superiores à sua capacidade de resistência. Porém, ao invés de atacarem o desafio de frente, movimentam-se, suportando a tempestade, diluindo a força oposta em várias menores.

Exatamente assim é você. Por mais frágil que possa se rotular, só de ler esse texto já deixa explícitas várias situações adversas que você venceu para chegar a esse ponto. Só para listar: sobreviveu ao útero, ao parto, a todos os tipos de germes, venceu a dependência alheia, andou, falou, caiu, frustrou-se milhares de vezes, decepcionou-se, aliou-se a amigos, aprendeu letra por letra, aprendeu a ler, cresceu, seu corpo amadureceu, decepcionou-se outras várias vezes, trabalhou, juntou dinheiro, comprou esse celular. E por aí vai…

Em todas essas situações, teve que vencer uma força oposta, seja a fraqueza do corpo, a falta de habilidade, a preguiça, o medo, a dor, a frustração. O fato relevante é que estás aqui lendo. Relembrando cada situação.

Nessa lógica, o contrário da força é a incapacidade de suportar. Perceba, é tempo em que as pessoas são encorajadas a ser frágeis; o próprio mundo é apresentado como fragilizado, o meio ambiente, a sociedade. Então, como frágeis, é necessário confiar em alguém que seja forte para proteger a frágil realidade. Em bom português, significa que convencem as pessoas que, como frágeis, é necessário recorrer à segurança de um partido, que já diz o que é mais seguro pra todos. Questionar o partido forte é se transformar em um agente de perigo para todos os frágeis cidadãos dessa humanidade frágil, que vive em um mundo frágil.

Entenda! Sua insegurança é valiosa. Ela produz o medo que poderá te escravizar, seja a uma ideologia, a um grupo, a uma seita religiosa ou qualquer outra forma de escravidão, ou vícios. O mundo possui forças adversas de várias formas que, às vezes, superam as capacidades humanas. Entretanto, é possível converter essas em vantagens, para se fortalecer driblando as adversidades. Você é forte e precisa se fortalecer mais ainda. Assim, pouca coisa será capaz de te provocar medo. Sem medo, dificilmente entregará sua liberdade.

(*) Ricardo Dias Muniz
Especialista em Gestão Estratégica, Engenheiro de Produção, estuda Direito e Ciências Políticas.
Contato: munizricardodias@gmail.com.
Redes sociais: https://linklist.bio/ric

As opiniões emitidas nos artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores por não representarem necessariamente a opinião do jornal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Igreja viva

🔊 Clique e ouça a notícia Caros irmãos e irmãs, desejo que a ternura de Deus venha de encontro às suas fragilidades e os apascente de muito amor, saúde e

Se o esporte é vida e educação…

🔊 Clique e ouça a notícia Luiz Alves Lopes (*) Doutos, cultos e muitos que se dizem entendidos das coisas mundanas, enchem e estufam o peito para dizer que “o

O traço e a tração do amanhã

🔊 Clique e ouça a notícia Bob Villela (*) Dia desses, o açude de Marechal Dutra, mais conhecido como Gargalheiras, transbordou. “Sangrou”, como eles dizem em nosso Nordeste mágico. O