[the_ad id="288653"]

Crenças enraizadas sobre vida profissional: ajuste seu emocional e mude!

Dileymárcio de Carvalho (*)

Já abro falando para os “PSIs” de plantão que não se trata de autoajuda, e se fosse estaria tudo bem. Mas crenças são o que move as nossas ações. E as crenças são enraizadas ao longo dos nossos enfrentamentos emocionais e das condições psíquicas as quais somos expostos na vida. Para o “lado profissional” não é diferente. Você age de acordo com o que passa a acreditar ou que foi levado a acreditar.

A grande questão é o quanto essas “crenças” foram e são uma construção psíquica. Porque profissionalmente se você acreditar que o “que tem para você profissionalmente é isso que você faz”, você vai agir emocionalmente em conformidade com as circunstâncias. E isso é um caminho para você não avançar. Ao contrário, se você acreditar que pode fazer mais que isso de momento, você vai não só passar agir, como vai construir e buscar forças emocionais para mudança.

O realimento das crenças enraizadas ao longo da vida de trabalho passa por modificações no comportamento.  E sempre ressalto que todo comportamento é aprendido, incluindo aqui o comportamento de mudança. É por causa das crenças que fazemos o que fazemos. É o que chamamos de “sentido de vida” que nos faz agir ou nos paralisa num mesmo estado profissional.

O que te parou na vida profissional? Já respondo: são as suas crenças limitantes construídas ao longo de sua história pelos seus referenciais profissionais e por suas necessidades de aceitação para sobrevivência.

Então, uma crença limitante profissional vai te impedir de agir e mudar, porque na sua estrutura psíquica e emocional, ela foi enraizada e passou a te limitar. Reagir é também um enfrentamento emocional que preciso aprender caso contrário você estará limitado.

O primeiro passo é essa consciência do quanto a vida profissional foi enraizada por crença limitante e muitas vezes é preciso buscar ajuda profissional.  Quando você identificar a crença, o próximo passo é colocar outro sentido para ela. Na nova “agenda emocional” o planejamento da realização de algo que eu não faria, por conta da crença limitante, é fundamental.

Então, o processo é: tomada de consciência da crença, reestruturação psíquica, enfrentamento emocional e execução de um plano de esforço e determinação.  E esforço e determinação são estruturas emocionais aprendidas e construídas. Mergulhe na sua crença enraizada sobre a sua vida profissional. Vá até lá, mas volte para a mudança.


(*) DILEYMÁRCIO DE CARVALHO- PSICÓLOGO CLÍNICO COMPORTAMENTAL- CRP: 04/49821 E-MAIL: contato@dileymarciodecarvalho.com.br

As opiniões emitidas nos artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores por não representarem necessariamente a opinião do jornal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Cuide do cap table da sua startup

🔊 Clique e ouça a notícia A distribuição de ações em uma startup pode influenciar significativamente seu potencial de investimento e a forma como ela é percebida pelos investidores. Inclusive,

Igreja viva

🔊 Clique e ouça a notícia Caros irmãos e irmãs, desejo que a ternura de Deus venha de encontro às suas fragilidades e os apascente de muito amor, saúde e

Se o esporte é vida e educação…

🔊 Clique e ouça a notícia Luiz Alves Lopes (*) Doutos, cultos e muitos que se dizem entendidos das coisas mundanas, enchem e estufam o peito para dizer que “o