[the_ad id="288653"]

Como você conta a sua história emocional com o trabalho?

Dileymárcio de Carvalho (*)

Essa é uma estratégia para avaliar a sua relação emocional com o trabalho: contar a sua história de vida pelo trabalho.  Contamos histórias todos os dias. E na condição humana atual, contar a história emocional do trabalho revela muito da nossa história emocional.

Logo vêm as “dores”. Dores de lembranças não positivas de relações que nos marcaram na nossa jornada profissional: aquele dia difícil sem ajuda de ninguém, mas, sobretudo, as relações difíceis com um colega e com uma chefia. As condições do próprio trabalho também vão compor as histórias emocionais que contamos sobre a nossa vida profissional. E por aqui, na sua narrativa sobre o trabalho, você pode ter uma visão mais clara do quanto o trabalho marca ou marcou sua história emocional na vida como um todo.

E essa é uma questão fundamental para a nossa saúde emocional: os elementos da nossa subjetividade que são nossa forma de pensar, sentir, nossos valores e atitudes marcam nossa história em relação ao contexto. Contexto identificado aqui como trabalho.

As incompreensões das pessoas sobre o que sentem no seu momento presente estão ligadas a forma como estão “organizando” suas histórias sobre a vida de trabalho.  A análise da minha história é: “como aprendi desde o início da minha profissão, ser e sentir o que sinto?”. E quando eu tenho essa resposta, surge outra pergunta: eu tenho flexibilidade ou inflexibilidade em relação ao que eu sinto com a minha própria história?

Quando recebo pessoas adoecidas pelo trabalho eu peço a elas que me contem a sua história de emoções com o trabalho.  Elas se assustam quando descobrem qual repertório de sofrimento marcou a suas histórias.

Novos repertórios emocionais para o trabalho são construídos no presente. Repertório é aprendido diante de determinados contextos e é a partir deles que vamos contar a nossa história.  Como você se percebe contando a sua história com o trabalho? E se percebe de qual forma? O que você sente e o que você quer modificar?


Contar a história emocional com o trabalho é o primeiro passo para construir uma nova história. Conte a sua história para mim! Só enviar um e-mail ou mensagem pelas minhas redes sociais: @dileycarvalho e E-mail: contato@dileymarciodecarvalho.com.br

As opiniões emitidas nos artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores por não representarem necessariamente a opinião do jornal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Cuide do cap table da sua startup

🔊 Clique e ouça a notícia A distribuição de ações em uma startup pode influenciar significativamente seu potencial de investimento e a forma como ela é percebida pelos investidores. Inclusive,

Igreja viva

🔊 Clique e ouça a notícia Caros irmãos e irmãs, desejo que a ternura de Deus venha de encontro às suas fragilidades e os apascente de muito amor, saúde e

Se o esporte é vida e educação…

🔊 Clique e ouça a notícia Luiz Alves Lopes (*) Doutos, cultos e muitos que se dizem entendidos das coisas mundanas, enchem e estufam o peito para dizer que “o