[the_ad id="288653"]

Como enfrentar adversidades

por Sebastião Arsênio (*)

    Há pessoas que não sabem lidar com contratempos ou situações adversas. Estão, sempre, reclamando. Reclamam das circunstâncias, reclamam das autoridades, reclamam de tudo. Como é possível viver de bem com a vida mesmo em meio às adversidades?

    O apóstolo Paulo, tem muito a nos ensinar sobre isso: “Aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4.11-13). Este texto nos apresenta três lições muito objetivas.

     Em primeiro lugar, precisamos aprender a avaliar nossas necessidades. Observe que Paulo diz: “Sei o que é passar necessidade”. Você sabe, de fato, de que, realmente precisa? Muita gente não sabe. Muitos confundem necessidade com desejo. A influência do grupo, a pressão da moda e a propaganda fazem muitas pessoas pensarem que necessitam de coisas das quais, realmente, não precisam. De acordo com a Bíblia, o ser humano tem, apenas, duas necessidades básicas: alimento e vestuário (I Timóteo 6.7,8). Não estou propondo uma vida de apatia, conformismo ou racionalização, mas uma avaliação correta para que você seja capaz de dizer, como certa pessoa depois de visitar um shopping center: “Nunca vi tanta coisa de que não preciso”.

    Em segundo lugar, precisamos aprender a lidar com as mudanças. Paulo diz: “Aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância”. Para viver satisfeito, nesta vida cheia de imprevistos, é preciso ter flexibilidade. As coisas nem sempre serão do jeito que você quer. As mudanças são inevitáveis. Coisas, pessoas, situação, tudo muda. Antes desta pandemia, que nos sufoca, você não imaginava que a situação chegaria a esse ponto. Cada circunstância exige capacidade de adaptação. É preciso destacar que, quando escreveu a Epístola aos Filipenses, Paulo estava numa prisão, longe de casa, longe dos amigos. Mas ele não se faz de vítima. Procura se adaptar. E, mesmo ali, encontra motivos para estar satisfeito.   

     Em terceiro lugar, precisamos viver na dependência de Deus. Quando Paulo afirma: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece”,  na verdade, está querendo dizer: “Com a força que Cristo me dá posso enfrentar qualquer situação”. Por isso, não dependa de seus próprios esforços, de sua capacidade ou de sua energia.  Autoconfiança traz cansaço, fadiga. Com a força de Jesus você pode enfrentar e vencer qualquer adversidade. Enfrente seus problemas com Jesus. Com ele você vencerá.

    Não se acomode, nem se deixe levar pela resignação. Paulo não estava feliz com a prisão. Ele queria sair de lá o mais breve possível. Mas ele não permitia que sua felicidade dependesse das circunstâncias.

     Coloque suas necessidades diante de Deus. Não permita que as pessoas, as coisas ou as circunstâncias controlem sua vida. Não aceite ser manipulado. Com a força que Cristo dá, você pode enfrentar qualquer situação.

(*) Pastor da Igreja Batista da Esplanada em Governador Valadares.

As opiniões emitidas nos artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores por não representarem, necessariamente, a opinião do jornal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Cuide do cap table da sua startup

🔊 Clique e ouça a notícia A distribuição de ações em uma startup pode influenciar significativamente seu potencial de investimento e a forma como ela é percebida pelos investidores. Inclusive,

Igreja viva

🔊 Clique e ouça a notícia Caros irmãos e irmãs, desejo que a ternura de Deus venha de encontro às suas fragilidades e os apascente de muito amor, saúde e

Se o esporte é vida e educação…

🔊 Clique e ouça a notícia Luiz Alves Lopes (*) Doutos, cultos e muitos que se dizem entendidos das coisas mundanas, enchem e estufam o peito para dizer que “o