[the_ad id="288653"]

Superação

por Coronel Celton Godinho (*)

Uma das coisas mais extraordinárias para mim é a capacidade de superação que tem o ser humano.

Desde os primórdios da civilização, o homem vem se superando diante das inúmeras dificuldades que lhes são apresentadas, sempre improvisando de forma adequada e oportuna para atingir seus objetivos e manter a sua sobrevivência na terra.

A superação, a meu ver, tem sido a marca do ser humano no mundo, e talvez no universo, visto que não conhecemos ainda outros seres habitantes do cosmos, em outras galáxias. E superação em todas as áreas! O ser humano se supera dia a dia.

Afinal, o que é superação?

Entendo a superação como um processo de transformação. Diante do que se vislumbra a pessoa adota uma nova forma de pensar o problema, e aí parte para novos desenvolvimentos e atitudes.

E este processo de superação, de transformação, deve ser contínuo, não se permitindo estagnação.

Se continuar com o mesmo pensamento e comportamento como mudar a atitude e conseguir resultados diferentes e melhores?

A busca na realização de um sonho tem tudo a ver com o processo de superação. O desejo humano é como um turbilhão, um furacão, um sentimento que exige algo mais, pois, afinal, “as coisas não caem do céu”.

Superar, superar e superar! Todos os dias temos de superar algo. Nossos medos, nossos traumas, nossos “demônios”, enfim nossas fraquezas.

Mas como superar? Como desencadear este processo? Cada um é cada um, mas temos um Deus que nos ama e sempre nos ajuda a superar as dificuldades.

Fé em Deus

A fé em Deus é o principal ingrediente da superação, seguida da fé em si próprio, do amor, da perseverança e do trabalho.

Mas creio que minha vida e da maioria dos seres humanos seja de superação constante.

Quando estudava em uma academia militar, havia uma disciplina, prática de natação. Eu já sabia nadar desde a idade de 5 anos, pois meu pai nadava muito bem, nos levava em cachoeiras e lagos da região próxima onde morávamos, e ainda havia uma praça de esportes no bairro.

No entanto muitos colegas da academia não sabiam nadar, e todos aprenderam, mas um desses “machados sem cabo” me chamou a atenção, logo na primeira aula de natação. Ele disse ao nosso professor que não só aprenderia a nadar como seria campeão nas competições de natação. Foram só risadas por parte da turma.

Contudo em três meses, ele aprendeu a nadar e entrou para a equipe de natação, iniciando os treinamentos para uma competição com os melhores nadadores da marinha mercante. Vejam só!

Aprendeu e treinou os estilos de natação e, pasmem, foi campeão, vencendo os melhores nadadores. Ele foi, para mim, na época, um dos maiores casos de superação que vi.

Aliás ele serviu de inspiração para vários cadetes da academia. O seu exemplo mostrou que somos todos capazes de superar as adversidades.

SUPERAR A SI MESMO E AS ADVERSIDADES!

A NOSSA VIDA NA TERRA PRECISA SER UMA VIDA DE SUPERAÇÃO, DE PERSEVERANÇA E FÉ, DE QUE AS DIFICULDADES SÃO PASSAGEIRAS, E QUE, À FRENTE, EM NOSSAS BATALHAS, NESTE MUNDO E NO CAMPO ESPIRITUAL, HÁ UM DEUS QUE ESTÁ SEMPRE CONOSCO, NOS AMA E NUNCA NOS ABANDONA.

(*) Advogado militante – Coronel da Reserva da Polícia Militar.
Curso de gestão estratégia de segurança pública pela Academia de Polícia Militar e Fundação João Pinheiro

As opiniões emitidas nos artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores por não representarem necessariamente a opinião do jornal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Cuide do cap table da sua startup

🔊 Clique e ouça a notícia A distribuição de ações em uma startup pode influenciar significativamente seu potencial de investimento e a forma como ela é percebida pelos investidores. Inclusive,

Igreja viva

🔊 Clique e ouça a notícia Caros irmãos e irmãs, desejo que a ternura de Deus venha de encontro às suas fragilidades e os apascente de muito amor, saúde e

Se o esporte é vida e educação…

🔊 Clique e ouça a notícia Luiz Alves Lopes (*) Doutos, cultos e muitos que se dizem entendidos das coisas mundanas, enchem e estufam o peito para dizer que “o