[the_ad id="288653"]

Quem investiu em conhecimento psicológico entra o ano ganhando

Dileymárcio de Carvalho (*)

A concorrência de disponibilidade de profissionais está maior no cenário local, nacional e mundial.  O cenário da pandemia relevou de fato quem realmente “deu conta” de se adaptar. E tem muita gente boa que pode assumir o seu lugar, porque colocou em envidência novas habilidades emocionais.

Se você ainda atua com o comportamento de incerteza e insegurança está perdendo para você mesmo. Todo mundo já passou por isso, e agora não há mais “desculpas” para dificuldades de fazer o que é preciso ser feito. E com um detalhe: sua entrega precisa ser muito maior. E, ao mesmo tempo, você deve mostrar realmente que as questões emocionais desse tempo estão sob seu controle, seja porque você conseguiu elaborar as mudanças psicológicas sozinho ou porque buscou ajuda de um profissional da psicologia.

Não existe mais o imperativo : focar, focar, focar. Esse é o comportamento aprendido nesses dois últimos anos. Se você ainda é “chamado” a focar, saiba que é sinal de não adaptação e insegurança emocional. Vencemos tudo? Lógico que não! Mas as mudanças psicológicas nos diversos comportamentos profissionais já entraram em adaptação e os novos comportamentos para o uso de suas habilidades e competências pedem modulação emocional adequada para seguir.

Esse comportamento emocional é sinal de conteúdo psíquico, algo que vai além de saber um ofício ou cumprir uma rotina. Quanto mais conteúdo emocional você entregar  nesse novo tempo, mais aceitação do seu profissionalismo você terá agora. Quem entendeu esse cenário, alia qualidade no que faz com habilidades emocionais que funcionam diante das incertezas que agora são um padrão externo e interno de todas as atividades profissionais.

Esse então é o momento de você se validar realmente. E se falta a você esse autoconhecimento emocional, esse deve ser seu investimento de início de ano. Para quem já fez muitas promessas para o ano que começou, mas não se comprometeu primeiro em ser eficiente psicologicamente, a boa notícia é que ainda dá tempo.

Mas, corra, invista em você, porque nos últimos dois anos, enquanto você pode ter “focado” no sofrimento, muitos profissionais tão bons quanto você investiram em ajuda emocional, enfrentaram e estão enfrentando o sofrimento e aprenderam os principais recursos para a nova etapa do mundo profissional que mudou: emoções, regulação emocional e estruturação psicológica.  


DILEYMÁRCIO DE CARVALHO- PSICÓLOGO CLÍNICO COMPORTAMENTAL- CRP: 04/49821 – EMAIL:  contato@dileymarciodecarvalho.com.br

As opiniões emitidas nos artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores por não representarem necessariamente a opinião do jornal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Igreja viva

🔊 Clique e ouça a notícia Caros irmãos e irmãs, desejo que a ternura de Deus venha de encontro às suas fragilidades e os apascente de muito amor, saúde e

Se o esporte é vida e educação…

🔊 Clique e ouça a notícia Luiz Alves Lopes (*) Doutos, cultos e muitos que se dizem entendidos das coisas mundanas, enchem e estufam o peito para dizer que “o