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Procon GV orienta consumidor para não cair em golpes durante as promoções da Black Friday

A Black Friday 2021 está chegando. A famosa data promocional do comércio que surgiu nos Estados Unidos acontece no Brasil, neste ano, na última sexta-feira de novembro, dia 26. Com a aproximação do grande dia, a expectativa dos consumidores só aumenta. No entanto, eles precisam estar atentos o quanto antes para escapar de fraudes ocorridas através das compras feitas pela internet ou nas lojas físicas, que manipulam os preços semanas da data. Em Governador Valadares, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-GV) deu algumas orientações importantes para o consumidor não cair em golpes.

De acordo com a coordenadora do PROCON-GV, Carolinne Vianna Rocha, pesquisar sobre a loja virtual onde vai comprar no dia da Black Friday é um passo imprescindível. Em sites como Reclame Aqui, por exemplo, é possível buscar a reputação dos e-commerces e ver se há reclamações de consumidores, como, por exemplo, em atrasos na entrega, no uso indevido de dados e até em ofertas falsas, além de quais tipos de respostas aquelas empresas deram para a reclamação.

“Está na hora do consumidor fazer uma lista dos produtos que deseja adquirir e pesquisar os preços para saber se realmente na data da Black Friday a promoção será com preço maior ou menor. Outra dica é que o consumidor deve desconfiar sempre das promoções com preços muito abaixo da média. Geralmente, esse tipo de promoção tende a ser golpe. Esse período é fundamental para o consumidor não cair em golpes”, adverte.

Carolinne também aconselha o consumidor a desconfiar sempre das formas de pagamento. “Redobre os cuidados com sites que só aceitam pagamentos por meio de Pix ou boleto. Têm acontecido muitos golpes desse tipo na cidade. O consumidor acha que está pagando para uma loja, mas na verdade o dinheiro vai parar em outra conta, que é um golpe. Confiram CNPJ da empresa ou CPF do vendedor e endereço, para que, caso haja necessidade, possa ser contatado”, orienta.

A coordenadora do PROCON/GV, Dra. Carolinne Vianna Rocha, orienta o consumidor a desconfiar de preços muito abaixo da média (Foto: Arquivo Pessoal)

Links enviados via WhatsApp ou Instagran podem ser alvo fácil dos criminosos. Isso significa que frequentemente links falsos usando nomes de lojas famosas são divulgados em mensagens para roubar dados pessoais e senhas de cartões de crédito. Por isso, antes de clicar nos links que receber, verifique se realmente aquela promoção divulgada existe na loja.

Caso o consumidor tenha se arrependido de comprar um produto na Black Friday ou em outra data, pode solicitar o direito de arrependimento, que é garantido pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). “Direito do arrependimento está previsto no Artigo 49 do CDC. Caso o consumidor não queira mais o produto, tem esse direito até sete dias. Não precisa ter algum motivo específico. Mas o direito ao arrependimento não vale para as compras feitas em lojas físicas, a não ser que a própria empresa estabeleça essa possibilidade e deixe claras as condições para efetuar o cancelamento”, explicou Carolinne.

Dicas para compras na Black Friday

  • Pesquisar com antecedência: entender os preços do produto desejado antes da promoção ajuda a reconhecer qual o estabelecimento está oferecendo um desconto melhor;
  • Exija nota fiscal: o documento é um aliado para qualquer comprovação de compra e direitos;
  • Guarde o panfleto da promoção: em caso de intervenção jurídica, pode ser mais uma ferramenta de comprovação;
  • Para compras online, verifique a razão social e CNPJ da empresa, recomendações, telefone e endereço físico; 
  • Antes de efetuar a compra, tire todas as suas dúvidas.

Para atendimento presencial no PROCON/GV, a unidade funciona na avenida Brasil, 2613, no Centro, das 8h às 18h. Mais informações também são possíveis pelo (33) 3276-7699. 

O PROCON/GV funciona na avenida Brasil, 2613, no Centro, das 8h às 18h . Foto: Eduardo Lima

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