[the_ad id="288653"]

Portaria nº 16.655/2020 – Recontratação

Ana Carolina Emrich (*)

No dia 14/07 foi publicada pelo Ministério da Economia a Portaria nº 16.655/2020 que dispõe sobre hipótese de recontratação nos casos de rescisão sem justa causa, durante o estado de calamidade pública.

Na legislação trabalhista a dispensa de empregados sem justa causa com imediata nova admissão ou sem a observação de determinado lapso temporal, pode ser considerada fraudulenta. Contudo, com a publicação da Portaria nº 16.655/2020, a presunção de fraude fica suspensa durante o estado de calamidade pública.

Isto porque, o artigo 1º da Portaria dispõe que não será presumida fraudulenta a rescisão de contrato de trabalho sem justa causa seguida de recontratação, mesmo que ela ocorra dentro do prazo de 90 dias subsequentes à data em que formalmente a rescisão se operou.

Quanto a este aspecto, a Portaria deixa claro que tal possibilidade só é permitida, desde que sejam mantidos os mesmos termos do contrato rescindido.

Ademais, a Portaria traz também a hipótese de recontratação diversa dos termos do contrato rescindido, desde que haja permissão expressa através de Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho.

Contudo para ambas as hipóteses, é preciso cautela na adoção, uma vez que ainda não se sabe como se dará a interpretação dessas disposições na justiça do trabalho. Isto porque, há princípios basilares no Direito do Trabalho como o da continuidade da relação de emprego, sendo assim, caso a alteração após a recontratação seja considerada lesiva ao empregado há chance dessa não ser acolhida pela justiça.

Por fim, importante ponderar que a Portaria afasta a presunção da fraude, assim, se a parte fizer prova em contrário, ela ainda pode ser caracterizada.


(*) Ana Carolina Emrich – Advogada da área de direito trabalhista do VM&S Advogados (ana.emcrich@vmsadvogados.com.br).

As opiniões emitidas nos artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores por não representarem necessariamente a opinião do jornal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Cuide do cap table da sua startup

🔊 Clique e ouça a notícia A distribuição de ações em uma startup pode influenciar significativamente seu potencial de investimento e a forma como ela é percebida pelos investidores. Inclusive,

Igreja viva

🔊 Clique e ouça a notícia Caros irmãos e irmãs, desejo que a ternura de Deus venha de encontro às suas fragilidades e os apascente de muito amor, saúde e

Se o esporte é vida e educação…

🔊 Clique e ouça a notícia Luiz Alves Lopes (*) Doutos, cultos e muitos que se dizem entendidos das coisas mundanas, enchem e estufam o peito para dizer que “o