‘A CDL é uma grande escola para a minha vida’

FOTO: Felipe Acypreste

Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Governador Valadares, Rogers De Marco, fala sobre desafios e conquistas do comércio local

LUIZ GUSTTAVO

GOVERNADOR VALADARES – O empresário Rogers De Marco concedeu entrevista exclusiva ao ABRE ASPAS, podcast do DIÁRIO DO RIO DOCE, nesta semana. No bate-papo ele falou sobre os desafios do comércio local, as conquistas da CDL e a preparação do comércio local para as vendas de fim de ano, com a proximidade da Black Friday, Natal e pagamento do 13º salário.

DRD – Quem é Rogers De Marco?

ROGERS DE MARCO – Falante e alegre. Inicialmente, é assim que eu me defino. Amo Governador Valadares. Me considero um valadarense nato e sempre vivi aqui. Sou administrador de empresas e especialista em marketing. Sempre atuei no comércio, onde iniciei a minha carreira há 35 anos, no segmento de indústria, juntamente com o meu pai. Depois, migrei para o ramo de varejo, onde me encontro até hoje.

DRD – Até quando vai o seu mandato como presidente da CDL-GV?

ROGERS DE MARCO – Até dezembro de 2025. Extraordinariamente, houve uma expansão do meu mandato. Por conta do sistema CNDL, houve uma necessidade de ampliação do meu período como presidente da CDL. Me sinto muito honrado em poder estar prestando esse serviço para o comércio de Valadares e também para a comunidade de Valadares.

DRD – Por ser presidente da CDL-GV e também empresário, o senhor sabe do tamanho da importância do comércio de Valadares para a cidade. Feito esse preâmbulo, lhe pergunto: quais são os principais desafios dos comerciantes valadarenses?

ROGERS DE MARCO – Nossa vocação sempre foi o comércio. É claro que indústrias ajudam uma cidade a se desenvolver economicamente, mas Governador Valadares tem o comércio como grande alicerce quando pensamos em desenvolvimento econômico e social. É um orgulho para Valadares ter um mercado tão pujante e fundamental para a cidade. Um dos desafios dos empresários valadarenses é sempre se manter antenado quanto às necessidades do mercado, em relação a tudo o que acontece no Brasil e mundo afora, como por exemplo: mão de obra e concorrência com o e-commerce.

Mas o valadarense tem uma característica importantíssima: é um povo desbravador. As pessoas daqui vão para fora, buscam se conectar com modernidades e isso faz com que o comércio de Valadares se reinvente. A prosa disso tudo que eu falei, é que hoje em Governador Valadares nós temos empresários que possuem lojas físicas e na internet.

O trabalho da CDL é ouvir os anseios dos lojistas de Valadares e, de todas as formas possíveis, ajudá-los a superar todas e quaisquer dificuldades, através de cursos, palestras e consultorias.

DRD – Como foi estar na presidência da CDL durante a pandemia?

ROGERS DE MARCO – A pandemia foi o maior desafio que tivemos. Até para mim, enquanto presidente da CDL e empresário. De uma hora pra outra, fomos surpreendidos com uma situação inimaginável, nova e sem perspectiva de término. Em questão de dias, me deparei com um cenário, onde tive que me reinventar como empreendedor e como presidente da CDL.

Tive a incumbência e a responsabilidade de fazer com que todo o comércio local pudesse sobreviver e, graças à equipe da CDL, foi possível fazer com que a instituição servisse de amparo para todos os comerciantes da cidade.

Nos vimos no seguinte cenário: equilibrar as demandas dos lojistas e, consequentemente, do comércio com a saúde. Esse foi o grande desafio enfrentado por nós da CDL. E por conta do trabalho de toda a equipe da CDL foi possível alcançar êxito nessa ‘missão’.

DRD – Que sugestões a CDL daria para os comerciantes aproveitarem a Black Friday e o Natal?

ROGERS DE MARCO – A Black Friday é uma oportunidade para os consumidores encontrarem preços acessíveis e promoções atrativas e, com isso, comprar o produto tão desejado.

Já os lojistas precisam estar preparados para receber um volume maior de clientes. Oferecerem ofertas atrativas e que possam verdadeiramente chamar a atenção dos compradores, para que o intuito inicial e basilar da Black Friday possa se fazer de fato presente na vida do consumidor.

DRD – Haverá alguma campanha neste Natal?

ROGERS DE MARCO – Sim. Em dezembro, vamos lançar uma campanha voltada para o incentivo ao consumo local. A ideia é inserir na cabeça dos consumidores valadarenses que eles deem preferência às empresas da nossa cidade.

DRD – Como a CDL tem trabalhado para fomentar o comércio da cidade?

ROGERS DE MARCO – A grande função da CDL é fortalecer o comércio através de campanhas e ser o braço direito dos empresários. Além disso, a CDL atua como uma instituição protetora dos lojistas locais, ajudando os empreendedores da cidade, fazendo intervenção e propondo leis que possam contribuir com os negócios locais da melhor forma possível.

DRD – Para o livro da sua vida, o quanto representa para você ser empresário e, ao mesmo tempo, presidir uma instituição tão grandiosa e importante para o comércio de Valadares?

ROGERS DE MARCO – A partir do momento que assumi a presidência da CDL, melhorei enquanto ser humano e empresário. A CDL é uma grande escola para a minha vida, por conta dos desafios e pelas oportunidades que a instituição me dá, de poder me relacionar com uma gama de empresários locais, estaduais e de todo o Brasil. Eu só tenho gratidão por tudo que a CDL me proporciona.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM