‘Costumo dizer que nasci no comércio’

FOTO: Fellipe Acypreste

Meire Azevedo conta sua trajetória no empreendedorismo e afirma que sucesso é consequência de comprometimento e dedicação

por LUIZ GUSTTAVO

GOVERNADOR VALADARES – Ela é mãe, empresária, produtora rural e faz parte do Conselho Fiscal da Cooperativa. Estamos falando de Meire Azevedo, que atua no ramo óptico de Valadares há mais de duas décadas. Nesta entrevista ela conta os segredos de prosperidade dos negócios, importância da gestão, além de mencionar detalhes de sua história. Confira parte da entrevista nesta edição. Para conferir a entrevista completa, acesse nossos canais no YouTube ou Spotify.

DRD – Quem é Meire Azevedo?
MEIRE AZEVEDO –
Mãe do Lucas e da Isabela, e uma mulher guerreira.

DRD – Como você começou a empreender?
MEIRE AZEVEDO
– Sempre tive o empreendedorismo dentro de casa. Pouco antes do meu nascimento, meu pai já estava abrindo a sua primeira loja. Costumo dizer que nasci no comércio.

DRD – Quais são os desafios de uma mulher empreendedora?
MEIRE AZEVEDO –
Nós temos o poder de atuação e protagonismo. O segredo é se dedicar e se entregar 100% ao propósito, que é empreender e obter êxito, independentemente do nicho profissional de atuação.

DRD – Você é uma das referências do empreendedorismo no ramo óptico. Como foi o início da sua trajetória nesse segmento?
MEIRE AZEVEDO –
Comecei a minha carreira com 16 anos sendo vendedora na loja que a minha mãe possuía. E, desde então, fui aprendendo e me envolvendo. E acabei me apaixonando por esse mercado. Todo comerciante precisa ter o dom e desenvolver as suas competências para que o sucesso possa ser a consequência de um trabalho bem feito. Já são 26 anos dentro desse segmento. O mercado óptico é a minha vida.

DRD – Qual o segredo para se manter há tanto tempo no mercado?
MEIRE AZEVEDO –
Comprometimento com o próximo, trabalhar com amor e sempre oferecer produtos de qualidade ao cliente.

DRD – Qual a vantagem em comprar os óculos em uma ótica?
MEIRE AZEVEDO –
Trata-se de uma ação extremamente importante, pois é através da ótica que o consumidor vai adquirir um produto de qualidade e com lentes voltadas para a necessidade do cliente. No meu empreendimento, faço questão de colocar à venda os melhores produtos do mercado.

DRD – Como é a Meire Azevedo líder?
MEIRE AZEVEDO –
Me considero uma boa gestora. Tenho uma equipe que está comigo há mais de 13 anos e esse fato denota como é importante ter colaboradores, que tem como ideia basilar fazer o melhor para a empresa, e que estejam imbuídos no propósito de ofertar aos clientes um excelente atendimento e, com isso, todos saem ganhando.

DRD – Você também é produtora rural. Como você entrou nesse segmento fundamental para o Brasil?
MEIRE AZEVEDO –
Tudo começou por conta do meu casamento com o meu ex-marido, que durou 20 anos. Ele era produtor rural, e já no período de enfermidade dele me deparei e vi a grandeza dessa área. Após a partida dele, tive que assumir tudo. Mas aí que vem o grande detalhe: durante as duas décadas de matrimônio eu não participava do negócio dele. Não frequentava a fazenda. Ou seja, caí de paraquedas nesse mercado e procurei ajuda na Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce, já que o meu ex-marido era cooperado. Além de fazer cursos para aperfeiçoar a minha atuação neste nicho que demanda muita responsabilidade e competência.

DRD – Por que o agronegócio é tão importante para o Brasil?
MEIRE AZEVEDO –
Trabalhamos com alimento. Colocamos comida na mesa do brasileiro. Ninguém vive sem alimento. Tudo isso que eu citei, já mostra como esse setor é fundamental para a sociedade.

DRD – Empresária, produtora rural e também uma mulher apaixonada pela prática de esportes. De onde vem esse gosto?
MEIRE AZEVEDO –
Com oito anos de idade comecei a praticar natação no Filadélfia e, a partir daí, participei de vários campeonatos. Foi uma experiência boa e que está eternizada na minha vida. Não pratico mais natação, mas participo de corridas de rua e pratico musculação. O esporte é algo que faz parte na minha vida, tanto que hoje sou casada com um empresário do ramo fitness.

DRD – A sua filha Isabela puxou a mãe e também construiu uma carreira de sucesso com o esporte. Procede?
MEIRE AZEVEDO –
Exatamente. A Isabela entrou na natação com oito anos por incentivo do pai. E ele estava certo, e já sentia o que poderia acontecer positivamente na vida dela. Afinal de contas, logo na primeira competição que ela participou, foi campeã. E o Filadélfia já a chamou para integrar a equipe profissional do clube. Aos 14 anos, ela foi para o Minas Clube, de Belo Horizonte, e fez parte da Seleção Brasileira de Natação.

DRD – Já o Lucas seguiu a carreira como produtor rural e hoje é um dos grandes expoentes dessa classe em Valadares. Qual o tamanho do seu orgulho por ele?
MEIRE AZEVEDO –
Enorme. É gratificante ver o meu filho seguindo os passos do pai e fazendo da sua atuação enquanto produtor rural, como propósito de vida. Desde quando ele perdeu o pai, Lucas viu de perto o meu trabalho nesse ramo e, em 2020, pedi pra ele cobrir as férias do gerente da fazenda. Com um mês tomando conta da nossa propriedade, ele se apaixonou e não queria mais sair de lá. Hoje, ele é o responsável pela nossa fazenda e isso me deixa muito feliz. Já a Isabela é engenheira e mora em Belo Horizonte. Sou grata a Deus pelos filhos que tenho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM