[the_ad id="288653"]

O professor e a tecnologia

FOTO: Freepik
por Carlos Torrente (*)

Com o avanço tecnológico, o número de informações geradas atualmente é muito grande e isso faz com que a sociedade viva em constantes transformações e não é diferente com a educação. Assim como a forma que as escolas funcionam já não é mais a mesma; a maneira de ensinar também está mudando.

O professor não é mais o detentor de todo o conhecimento, já que as informações estão disponíveis para os alunos de forma acessível. E com essa nova realidade, o seu papel dentro da sala de aula também mudou. Hoje, os estudantes precisam além de um professor detentor do conhecimento ao mesmo tempo um orientador. Alguém que saiba ajudá-los a desenvolver o pensamento crítico diante de tantas informações, sabendo filtrar o que é verdade ou não diante de tantas informações.

O professor não precisa ser um expert em tecnologias, mas é preciso ter o mínimo de conhecimento para conseguir usar essas ferramentas e com isso estimular esse novo perfil de alunos.

Os nativos digitais ou geração Z, como gostam de ser chamados, é uma geração muito conectada e que domina bem as novas tecnologias, fazendo com que eles sejam capazes de absorver informações de vários lugares, não conseguindo ficar simplesmente sentados escutando um professor.

A forma antiga de aprender já não funciona mais e as tecnologias chegam para ampliar as formas de aprendizagem de alunos cada vez mais autônomos e donos dos seus processos de aprendizagem, conseguindo conduzir e aprimorar ainda mais suas habilidades e competências.
Diante das transformações constantes que ocorrem no mundo tecnológico, o professor deve, cada vez mais, dar continuidade à sua formação teórica e com a atualização constantes de suas práticas pedagógicas para que possa exercer com maestria o seu papel de educador deste novo século. Este professor do século XXI dever ter a tecnologia como aliada, sendo um instrumento ou recurso capaz de oferecer suporte para o seu trabalho em sala de aula.

Dá para perceber que a tecnologia traz benefícios para os professores, alunos e instituições de ensino, mas ainda existem muitos desafios a serem enfrentados para conseguir incorporar as novas tecnologias no ambiente educacional.


(*) Mestre em Educação Matemática pela UFOP, especialista em Matemática e Estatística pela UFLA e graduado em Matemática pela FUNEC (Caratinga)

As opiniões emitidas nos artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores por não representarem necessariamente a opinião do jornal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Melhor lugar

🔊 Clique e ouça a notícia Neste mundo, estamos em constantes e frenéticas mudanças, sejam físicas, temporais ou espaciais. Desde muito tempo, ouvimos muitas frases, referentes a lugares onde estamos

A crise moral na pós-modernidade

🔊 Clique e ouça a notícia Vivemos em uma era marcada por profundas transformações culturais e sociais, onde a crise moral tem se sobressaído de maneira sutil, mas impactante. Em

Aprendendo mais sobre hackathons

🔊 Clique e ouça a notícia Se você está por fora do que é um hackathon, não se preocupe, porque hoje é o dia de entender como esse evento pode

‘I have a dream’

🔊 Clique e ouça a notícia Não importa se parodiando Martin Luther King ou o grupo ABBA. “Eu tenho um sonho”, de magnitude ímpar, se coaduna com caminhadas terrenas de