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Novembro Azul nos condomínios: a contribuição do síndico nas campanhas de saúde

FOTO: Freepik

O Censo de 2022 revelou que 12,5% dos brasileiros vivem em condomínios, um número que abrange 13,3 milhões de endereços. Com o poder de comunicação direta com os moradores, síndicos e administradoras podem contribuir para quebrar preconceitos e salvar a vida de muitos homens: o exame de próstata. Novembro é o mês de combate ao câncer de próstata, o momento ideal para abraçar essa causa.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), são estimados 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano no Brasil até 2025. Só em 2022, foram 16.292 mortes devido à doença, cerca de 44 óbitos por dia, conforme dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde.

Diante desse cenário, as áreas comuns e canais internos de comunicação se tornam espaços preciosos para a divulgação dessa e de outras  campanhas que visam promover a saúde e o bem-estar da comunidade. Mesmo que o uso de recursos visuais mais modernos esteja crescendo, cartazes e outros materiais impressos ainda são eficazes nos quadros de aviso.

Uma ação que tem dado certo é convidar profissionais da saúde, como urologistas e nutricionistas, para palestras e rodas de conversa. Esse contato próximo incentiva os moradores a esclarecer dúvidas e combater estigmas e mitos sobre o exame de próstata. Além disso, a interação com especialistas pode motivar os homens a realizar exames preventivos regularmente.

Outra iniciativa é firmar parcerias do condomínio com clínicas e laboratórios. Em condomínios maiores, síndicos podem negociar descontos para exames preventivos, facilitando o acesso dos moradores ao atendimento médico.

Mais uma dica é organizar atividades físicas, como caminhadas em grupo ou aulas de ginástica ao ar livre, e até incentivar iniciativas como feiras de alimentos saudáveis na área do condomínio ou em espaços próximos.

Assim, síndicos e administradores de condomínios têm a chance de ir além da gestão de infraestrutura, assumindo um papel ativo na promoção da saúde e do bem-estar dos moradores. No “Novembro Azul”, essa mobilização é uma prova de que a gestão de condomínios pode fazer a diferença para milhares de brasileiros, promovendo conscientização e ajudando a salvar vidas.


Cleuzany Lott é advogada especialista em direito condominial,  cursando MBA Administração de Condomínios e Síndicos com Ênfase em Direito Condominial (Conasi), síndica, jornalista, Diretora Nacional de Comunicação da Associação Nacional da Advocacia Condominial (ANACON), diretora da Associação de Síndicos, Síndicos Profissionais e Afins do Leste de Minas Gerais (ASALM),  produtora de conteúdos e apresentadora do podcast  Condominicando.

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