[the_ad id="288653"]

Necessário vos é nascer de novo

FOTO: Freepik

Quando iniciamos mais um ano, temos a tendência de planejarmos e de esperarmos que o ano que se inicia seja melhor que o ano que passou. Planejamos mudanças em nossas ações antigas, planejamos novas coisas para serem feitas ao longo do ano, tudo isso, na busca e na expectativa de que o ano que está começando seja melhor que o ano que se findou.

Mas, a realidade de muitas pessoas já deixou claro, ao longo dos anos que, muitos planos de início de ano não duram nem até o meio do ano, isso, quando muito.

Isso acontece, porque, na maioria das vezes, queremos “mudar” nossas vidas sem mudar a nós mesmos, queremos mudar o exterior, a parte visível de nossas vidas, sem mudar o nosso interior, sem mudar nossa essência. Queremos fazer a mudança de fora para dentro, quando ela precisa ser de dentro para fora.

Quando isso acontece, quando queremos mudar nossas vidas e ações sem mudar nosso interior, as mudanças feitas tendem a não durar, de forma que, mais dia, menos dia, nós, e nossas vidas, acabam voltando a ser o que era antes e, quando chega o fim do outro ano, planejamos, novamente, os mesmos planos, para que, no próximo ano, dar com os burros n’água mais uma vez, pois, nenhuma mudança é duradoura se nós continuamos a ser as mesmas pessoas, com a mesma mentalidade, os mesmos interesses, com os mesmos desejos e ambições.

Por isso, Jesus diz aos seus discípulos que devemos “nascer de novo”, destacando que a mudança interior deve ser completa e radical, abarcando todas as áreas de nossas vidas.

Jesus, e o cristianismo, vão destacar a experiência do novo nascimento como extremamente necessário para a salvação, mas, não somente isso, pois, somente essa ação tem a capacidade de mudar a vida de uma pessoa radicalmente. Somente através desse “novo nascimento”, dessa mudança de mente – metanóia – que nossas ações serão mudadas de verdade, pois essa mudança interior afeta não somente nossos atos e ações exteriores, mas afeta e muda nossas intenções e, com isso, nossos propósitos e, como consequência, muda nossas vidas.

Então, para esse início de ano, se desejamos uma vida nova que nos trará um ano verdadeiramente novo, a fórmula mais exata a ser aplicada é a de Jesus: nascer de novo. Nascer da água e do Espírito e, como consequência, ser feitos filhos de Deus, tendo uma vida nova aqui e, como consequência, ganhar a vida eterna.


(*) Wanderson R. Monteiro
Dr. Honoris Causa em Literatura e Dr. Honoris Causa em Jornalismo.
Bacharel em Teologia, graduando em Pedagogia.
Acadêmico Correspondente da FEBACLA.
Acadêmico Fundador da AHBLA.
Acadêmico Imortal da AINTE.
Vencedor de quatro prêmios literários.
Coautor de 13 livros e quatro revistas.
(dudu.slimpac2017@hotmail.com)
São Sebastião do Anta – MG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Harmonia essencial

🔊 Clique e ouça a notícia Amados irmãos e irmãs, é meu desejo que a Luz Divina seja seu guia neste domingo e todos os dias de sua vida. Falo

Loucuras e incertezas do futebol atual

🔊 Clique e ouça a notícia Querendo ou não os curiosos e simpatizantes da modalidade esportiva denominada futebol, que na terra de Cabral por décadas e décadas encantava o torcedor

Mídia, imaginação e alfabetização  

🔊 Clique e ouça a notícia “Os seres humanos são animais mamíferos, bípedes, que se distinguem dos outros mamíferos, como a baleia, ou bípedes, como a galinha, principalmente por duas