[the_ad id="288653"]

Educação empreendedora para transformar vidas

FOTO: Freepik

No dia 28 de abril é comemorado o Dia da Educação. A data é uma oportunidade de celebrar a importância do acesso ao conhecimento, do desenvolvimento do ser humano e da construção de um mundo melhor e mais digno.

Aqui no Sebrae Minas, acreditamos no poder da educação empreendedora para transformar vidas. Mas o que significa educação empreendedora? Para além do conhecimento adquirido nos diversos componentes curriculares na escola, entendemos que o estudante deve desenvolver habilidades e comportamentos que o preparem para enfrentar os desafios futuros, do mercado de trabalho e a construir seus projetos de vida.

Por isso, quando nos referimos à educação empreendedora, estamos falando sobre formar pessoas com competências para se tornarem protagonistas. Por meio dela, os estudantes e educadores são estimulados a desenvolverem a criatividade, a proatividade e o pensamento crítico, assumindo um novo jeito de ser, de fazer, e de contribuir com o mundo ao redor.

Minas Gerais se destaca no cenário nacional como pioneira no campo da educação empreendedora. Há exatos 30 anos foi fundada, em Belo Horizonte, a Escola do Sebrae, que trouxe uma metodologia de ensino inovadora, aliando o Ensino Médio ao Curso Técnico de Administração ou Marketing. Ao longo dessas três décadas, a escola já formou mais de 12 mil estudantes.

Somado a isso, o Sebrae atua também com jovens da rede pública de ensino, por meio do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ), projeto social que oferece formação empreendedora por meio do Curso Técnico de Administração gratuito, seguindo a mesma metodologia da Escola do Sebrae. Fundado em 2010, o NEJ já conta com mais de 2.900 estudantes formados. O sucesso do projeto é outra conquista notável, com várias escolas adotando a metodologia no interior de Minas e em diferentes partes do país.

Em outra frente de atuação, o Sebrae Minas fomenta, há mais de uma década, a cultura empreendedora entre educadores e estudantes da rede pública e privada, por meio do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE). Criado em 2013, o programa visa capacitar educadores para disseminarem a metodologia e levarem conteúdos para estudantes de diferentes níveis de ensino, da educação básica à superior, incorporando o empreendedorismo na matriz curricular.

Muito além do estereótipo de formar jovens para abrirem negócios, o objetivo do PNEE é desenvolver competências cruciais para a construção de projetos de vida, promovendo o desenvolvimento integral dos estudantes e incentivando o protagonismo juvenil. Nesses 10 anos, mais de 188 mil professores e 2,9 milhões de estudantes foram impactados pelo programa em Minas Gerais. No Vale do Aço, o programa foi implantado em 100% da rede pública de educação, nas 47 escolas e cinco polos de educação integral.

Em razão de todos esses resultados e experiências, em 2017, o Sebrae Minas se tornou referência no tema educação empreendedora para todo o Sistema Sebrae. Foi lançado o CER – Polo Sebrae de Educação Empreendedora com a missão de impulsionar o tema como uma metodologia de ensino inovadora, inspirando educadores a transformarem o cenário educacional brasileiro.

Todos os resultados alcançados por meio desses projetos nos fazem olhar para o futuro com otimismo e entusiasmo. O Sebrae entende que a educação empreendedora é um dos mecanismos de transformação mais importantes da cultura de um país, e está diretamente ligada ao propósito da instituição, de impulsionar o empreendedorismo para transformar vidas. Ao desenvolver habilidades empreendedoras em nossos jovens, promovemos não apenas o sucesso individual, mas a formação de capital humano capaz de transformar, para melhor, a realidade ao seu redor.


(*) Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Entendendo sobre o bus factor

🔊 Clique e ouça a notícia Se alguma vez você se perguntou se sua empresa poderia continuar funcionando sem a sua presença constante ou se já se viu preocupado com

A responsabilidade do líder cristão

🔊 Clique e ouça a notícia O líder, seja de qualquer grupo, é aquele que tem a responsabilidade de guiar o grupo no caminho correto, principalmente, quando esse se vê

Muitas aflições

🔊 Clique e ouça a notícia Não existe nada de novo sob o sol. A existência humana é pontuada de acontecimentos, de momentos passados, presentes e futuros; alguns traumáticos, outros