A Federação Mineira de Futebol (FMF) divulgou na tarde desta segunda-feira (30) a tabela do quadrangular final do Campeonato Mineiro do Módulo II. Nacional de Muriaé, Villa Nova, Democrata e Tupynambás são as quatro equipes que vão brigar por duas vagas para a elite do futebol mineiro. A Pantera estreia contra o Villa Nova na próxima segunda-feira (6), às 20h30, no Mamudão.
O técnico do Democrata, Paulo Schardong, conta que a primeira fase foi bem disputada, mas agora chegou a hora da decisão. O objetivo é conseguir o tão sonhado acesso à principal divisão do futebol mineiro. A última vez que a equipe valadarense disputou o Campeonato Mineiro do Módulo I foi em 2018, quando acabou rebaixada.
“Foi uma primeira fase difícil e equilibrada. Conseguimos nos classificar como a terceira melhor equipe. Nos 11 jogos da fase classificatória, vencemos cinco, empatamos quatro e perdemos duas. Parabéns a todos que nos ajudam de forma direta e indireta, jogadores, diretoria, apoiadores, comissão técnica, staff e principalmente os torcedores, que têm nos apoiado nas arquibancadas, sendo o nosso décimo segundo jogador”, disse o técnico.
No quadrangular final, as quatro equipes se enfrentam no sistema de pontos corridos em jogos de ida e volta. A Pantera terá mais seis jogos no caminho rumo à elite o futebol mineiro. “No quadrangular final temos que ficar entre os dois primeiros e vamos fazer de tudo para conseguir o nosso objetivo, que é o acesso. Temos que fazer o dever de casa, ganhando as partidas aqui no Mamudão e buscando pontos fora de casa. Não será fácil, mas se Deus quiser, com muito empenho, dedicação e muito trabalho, vamos colocar o Democrata de volta na primeira divisão”, destaca Schardong.
Na última rodada da fase de classificação disputada no sábado (28), o Democrata, já classificado, empatou com o Democrata de Sete Lagoas, na Arena do Jacaré, por 1 a 1. Nael abriu o placar para a Pantera na primeira etapa, enquanto Neto empatou para o time da casa no segundo tempo.
Nessa partida especificamente, Schardong mesclou a equipe e descansou vários atletas, além de três que estavam suspensos com o terceiro amarelo. “Já fomos para Sete Lagoas classificados, aí pude poupar alguns atletas para eles poderem fazer um recondicionamento físico. Acho que foi válido. Devemos começar o quadrangular final com força total. Não temos problemas de cartão e o único de fora é o zagueiro Uesles, que ainda está lesionado e será reavaliado esta semana.”
Sobre a contratação de novos atletas, Shardong indicou que o atacante Rael, 30 anos, chegará amanhã ao Mamudão. O atleta vem do futebol capixaba. Na temporada de 2021, atuou no Vitória no Campeonato Capixaba e fez três gols em 12 jogos. Já no Castelo, atuou pela segunda divisão do Capixabão e marcou 12 gols em oito partidas. O técnico da Pantera também revelou que chegará um atleta do futebol do Nordeste, mas esse especificamente não quis revelar o nome, pois ainda faltam detalhes para o acerto final.