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Como as ‘panelinhas’ prejudicam a vida de todos no condomínio

IMAGEM ILUSTRATIVA: Freepik
por Cleuzany Lott (*)

Você já se sentiu excluído ou prejudicado por aquele grupo de moradores que sempre parece ter mais voz no condomínio? Se sim, você não está sozinho. Essa é uma queixa comum, principalmente quando o síndico é influenciado e passa a fazer só o que a panelinha quer. O contrário também ocorre: grupos que se formam para atrapalhar a vida do síndico. Resultado: prejuízo para todos os lados.

Em primeiro lugar, é preciso entender que a empatia e afinidade por algumas pessoas é natural. Mas quem mora em condomínio deve refletir se esse sentimento está sendo usado para ajudar ou prejudicar alguém, pois as panelinhas são grupos que, em geral, buscam defender interesses próprios.

Quando o síndico faz parte da turma, o conflito entre moradores é inevitável. Além de mal-estar no ambiente, a confiança na administração é minada, levando a uma série de problemas, como falta de transparência e desequilíbrios financeiros.

Síndico Profissional

Normalmente, a reação ao comportamento do síndico que conta com os “amigos” para se manter no cargo ou aprovar o que for do interesse dele, é semelhante ao que acontece na política: grupos contrários são formados, visando neutralizar as ações. Quando chega a esse ponto, não há vencedores.

Mas calma, nem tudo está perdido. É possível mudar essa dinâmica e tornar o condomínio um lugar melhor para todos. Então uma das alternativas é contratar um síndico profissional.

Diferente do síndico morador, ele agirá de forma impessoal, tomando decisões técnicas, independentemente de agradar um grupo ou outro. Outra vantagem é o conhecimento multidisciplinar, além da experiência dessas pessoas em condomínios.

Síndico Morador

A imparcialidade é a forma de garantir o interesse coletivo, por isso é fundamental não ceder às pressões de grupos, haja vista que nesse modelo de moradia, ninguém é mais dono do que ninguém. Todos têm os mesmos direitos e deveres.

Partindo dessa premissa, o síndico morador precisa buscar uma postura mais aberta e democrática, ouvindo a opinião de todos, principalmente de quem não concorda com todas as propostas.

Portanto a sugestão é promover enquetes para saber a opinião sobre os temas. Dessa forma as respostas não sofrerão influência das pessoas que querem dominar o condomínio.

Invista também em outros mecanismos, como um canal de comunicação aberto, divulgando as atas das reuniões, resultado das enquetes e pesquisas de opinião.

Essa mudança de comportamento incentiva a participação ativa dos condôminos nas decisões e ajuda a acabar com os burburinhos no prédio.

Atitude dos Moradores

Para o morador que não faz parte dos grupinhos, é importante não se deixar intimidar pelos outros, impedindo que a panelinha se torne a voz dominante. Esteja sempre disposto a ouvir e dialogar com os vizinhos, sendo sensato nas decisões.

Estar bem informado sobre as leis, a convenção e o regimento interno é valioso para exercer o seu direito no grupo.

Já para os membros do “clubinho do mal”, é hora de repensar o seu papel na comunidade, pois o condomínio é um espaço coletivo, onde todos têm direito a voz e voto.

Lembre-se: o que está em jogo não é a vaidade e nem o poder temporário, é o patrimônio que pertence aos demais moradores.

(*) Advogada, especialista em direito condominial, síndica empreendedora, conselheira profissional, jornalista, publicitária, diretora Associação de Síndicos, Síndicos Profissionais e Afins do Leste de Minas Gerais (ASALM) e membro da Associação Nacional da Advocacia Condominial (Anacon).

Comments 1

  1. Cassy Cunha says:

    Aqui o causador da tal panelinha foi justamente um síndico (que se diz) profissional! Formou um clubinho fechado com os conselheiros, passaram a esconder as pastas contábeis, a não distribuir balancetes e criaram um grupo secreto no whatsapp onde difamam livremente os moradores excluídos. Caso de polícia mesmo!

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