Pode ser até que apesar do ano novo, a maioria das coisas permaneça, exatamente, como estava no ano que passou. Mas a busca de uma vida nova é algo apropriado e oportuno.
Nesse caso, cabe uma pergunta: Você, realmente, acha que precisa mudar sua vida? Não estou falando de mudanças circunstanciais ou superficiais, mas de uma mudança essencial em termos de hábitos, crenças, atitudes e valores.
No capítulo 18 do livro de Jeremias encontramos Deus ordenando ao profeta que vá à casa de um oleiro para ver o seu trabalho. Jeremias obedece e, quando chega, vê o oleiro trabalhando na confecção de um vaso. De repente, o vaso se estraga e o oleiro começa tudo de novo, moldando outro vaso de acordo com a sua vontade. Nesse ponto, veja o que foi registrado na Bíblia: “Será que eu não posso agir com vocês como fez o oleiro? Pergunta o Senhor. Como barro nas mãos do oleiro assim são vocês em minhas mãos, ó comunidade de Israel” (Jeremias 18.6).
Com base nesse texto, quero chamar a sua atenção para as seguintes proposições:
1. Recuse-se a permitir que sua vida seja estragada – assim como um vaso, nossas vidas podem ser estragadas. O que estraga a vida são os hábitos prejudiciais, os vícios, as feridas, a baixa autoestima, a ansiedade crônica, as falhas de caráter.
Conheço muitas vidas estragadas pelas drogas, fumo e bebida. Há vidas estragadas pela mágoa, ressentimentos, lembranças amargas. A vaidade, a arrogância, a ira e outros pecados têm causado grandes estragos na vida das pessoas. Isso é trágico porque não é esse o propósito de Deus para nossas vidas.
2. Admita que os estragos de sua vida só podem ser restaurados por Deus – o texto diz que quando o vaso se estragou, o oleiro o refez. Se depender de Deus, sua dignidade jamais será comprometida. Ele está disposto a mudar sua vida, e não há nenhum outro que possa fazer isso. Longe de Deus você será, sempre, um vaso estragado e sem esperança.
3. Permita que sua vida seja moldada por Deus – se sua vida está sem sentido, se você se sente infeliz e está à procura de algo que possa completá-la, é porque falta o toque da mão do Senhor. Por isso, renda-se a Ele. Permita que Ele tenha o controle de tudo. Somente assim você poderá encontrar o verdadeiro propósito para sua existência. Deixe Deus moldar em você uma vida nova e tenha um ano novo vitorioso e abençoado.
Comece hoje mesmo a experimentar essa nova vida, restaurada, que Deus lhe oferece. Só ele pode dar a você uma vida plena como prometeu Jesus em João 10.10: “Eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância”.
Isso significa que Jesus quer dar a você uma vida liberta de tudo o que está fora de propósito. Libertação dos vícios, da baixa autoestima, da ansiedade, das feridas, das lembranças amargas, da mágoa e do ressentimento.
Que neste novo ano você possa experimentar uma vida nova com Jesus.
*Pastor da Igreja Batista da Esplanada em Governador Valadares
__________________________________________________________________
As opiniões emitidas nos artigos assinados são de inteira responsabilidade de
seus autores por não representarem necessariamente a opinião do jornal