[the_ad id="288653"]

Sabe explicar como é a personalidade da pessoa que trabalha do seu lado? (PARTE I)

Dileymárcio de Carvalho (*)

Você consegue explicar a sua personalidade? Mesmo se eu te der alguns minutos não vai ser nada fácil, ou você vai me responder com uma definição sem uma avaliação psicológica. É por isso que a psicologia estuda os traços de personalidade. Um conhecimento sobre o que caracteriza uma personalidade e o que representa uma tendência de personalidade. Agora, vamos fazer um teste: você consegue falar como é a personalidade da pessoa que trabalha mais perto de você?

Vou te ajudar! É só pensar nos comportamentos mais fortes dessa pessoa. Por exemplo: ele é muito calado, acho que ele é bem comunicativo, muito sério. Ou, ele é muito confiável. A gente fala nesses termos quando estamos na verdade apontando traços de personalidade.

E é aqui entra Psicologia da Personalidade. Identificamos com mais facilidade uma característica que é mais estável na pessoa. (Mesmo que seja a sua própria inconstância). Falando de uma forma mais simples, essas características ou traços, é a forma como a pessoa se comporta e age em situações diferentes, mas sempre do mesmo “jeito”. Aí até falamos: “esse é o jeito dele de agir em tudo”.

Na psicologia, o estudo da personalidade é um dos principais diferenciais do conhecimento sobre o comportamento humano. Então, quando podemos trazer isso para o ambiente do trabalho, damos um “salto” sobre o conhecimento de quem trabalha com a gente e de definição de tipos de personalidade que a empresa está disposta a receber dentro da sua cultura psicológica.

Lógico que pensamos nas personalidades individuais, e elas têm traços em suas composições. E aqui o desafio é pensar como uma personalidade é formada e organizada. E quando falo do campo do trabalho, posso conhecer por meio dos estudos teóricos sobre personalidade a “psicologia na seleção por comportamento”.

Então, consegue agora falar melhor sobre como é a personalidade da pessoa que trabalha ao seu lado? Fiz essa pergunta a um profissional do setor bancário essa semana, e ele definiu assim: “eu identifico a personalidade de quem trabalha comigo por aquilo que ela faz, até o que ela faz bem feito e os “defeitos” no comportamento dela. Ou melhor, as ações que são só dela e que por isso ela é diferente de outros colegas, por exemplo”.

Lógico que eu considerei, mas aí eu recorro aos estudos das Teorias da Personalidade que têm até uma classificação de personalidade como “as diferenças individuais nos padrões da pessoa de pensar, nas suas próprias sensações e no seu comportamento”. Então nesse artigo e no da próxima semana te convido a estudar um pouco comigo sobre como podemos identificar e compreender a personalidade antes mesmo de uma pessoa ser contratada para uma determinada função. Ou seja: A Psicologia na Seleção Por Comportamento.


(*) DILEYMÁRCIO DE CARVALHO- PSICÓLOGO CLÍNICO COMPORTAMENTAL- CRP:04/40821
E-MAIL: contato@dileymarciodecarvalho.com.br

As opiniões emitidas nos artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores por não representarem necessariamente a opinião do jornal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Cuide do cap table da sua startup

🔊 Clique e ouça a notícia A distribuição de ações em uma startup pode influenciar significativamente seu potencial de investimento e a forma como ela é percebida pelos investidores. Inclusive,

Igreja viva

🔊 Clique e ouça a notícia Caros irmãos e irmãs, desejo que a ternura de Deus venha de encontro às suas fragilidades e os apascente de muito amor, saúde e

Se o esporte é vida e educação…

🔊 Clique e ouça a notícia Luiz Alves Lopes (*) Doutos, cultos e muitos que se dizem entendidos das coisas mundanas, enchem e estufam o peito para dizer que “o