[the_ad id="288653"]

Prioridade

por Coronel Celton Godinho (*)

Durante toda a minha existência, em várias situações, tenho ouvido a palavra PRIORIDADE.

É um tal de “você não dá prioridade!”; “não sou prioridade em nada!”; “você não me dá prioridade na sua vida!”; e por aí vai… Esta palavra é muito falada e ouvida nas discussões entre pessoas, em todo o tipo de relações.

A palavra prioridade, etimologicamente, vem do latim prioritas. Atis, substantivo feminino que quer dizer primazia, preferência, precedência, primado. Estado de alguém, o do que ocupa o primeiro lugar.

Na correria desenfreada do mundo atual, vamos sendo atropelados, eliminando as tarefas que nos apresentam, dentro dos nossos objetivos. Prioridade tem tudo a ver com o tempo, pois nesse turbilhão que é hoje a nossa vida, muitas vezes nos desorganizamos, tentando fazer tudo de uma só vez e não estabelecemos uma prioridade para atingirmos nossos objetivos.

Para atingir as nossas metas, é necessário estabelecer prioridades.

Afinal, prioridades ou prioridade? Podem variar ao longo da vida?

Qual deve ser nossa prioridade na família, no trabalho, na relação com a esposa, com os pais, com os filhos?

Fator tempo

Devemos priorizar de acordo com os nossos objetivos, mas sempre levando em conta o fator tempo.

Penso que a prioridade de vida tem mesmo de levar em conta o fator tempo, época da vida, pois a prioridade de quando jovem não será a mesma de quando estiver mais idoso e maduro.

Por exemplo, quando iniciamos a nossa vida adulta, nossa prioridade é ter uma profissão que possa garantir a nossa subsistência e nosso conforto e, por isso, trabalhamos muito. Depois, a prioridade passa a ser a constituição de uma família (para alguns, isto nunca será uma prioridade). Para muitos, a prioridade no início da carreira profissional é acumular riquezas materiais. Outros não ligam para este aspecto e investem em enriquecimento espiritual.

Viver em Cristo

Numa relação conjugal, a discussão sobre o tema pode ficar efervescida, pois cada qual quer, e muitas vezes, exige ser prioridade da outra. Aí é uma conversa que parece não ter fim, pois somos levados ao egoísmo. A prioridade varia de acordo com o tempo e objetivo, e mesmo pelas circunstâncias.

O filho do casal vem ao mundo e se torna prioridade, principalmente da mãe, nos primeiros meses de vida. Os pais idosos viram prioridade de atenções. A namorada briga para ser prioridade do namorado, e por aí vai… Todos querem prioridade, estarem à frente.

Aliás o fato é que durante a vida à medida que amadurecemos e os fatos vão nos apresentando, as prioridades vão mudando e se amoldando aos nossos objetivos.

Mas a sua prioridade há 30 anos não é a mesma agora!

A nossa prioridade, nesta vida, é, em suma, viver em CRISTO! Seguir os seus ensinamentos, colocando em tudo uma boa dose de AMOR. Tudo o mais virá no tempo certo.

Mas buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Mateus 6:33

As opiniões emitidas nos artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores por não representarem necessariamente a opinião do jornal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Alegria de viver

🔊 Clique e ouça a notícia por Coronel Celton Godinho (*) Vivemos em um mundo emaranhado de conflitos entre nações, entre indivíduos. Já há algum tempo, venho observando as relações

Coluna do seu Luís: o presente chega depois

🔊 Clique e ouça a notícia POLÍTICA E ESPORTE COM CORAGEM PARA DIZER A VERDADE Ricardo Sapia (*) POLÍTICA * O presidente Lula e o Ministério de Minas e Energia

Deixe a Luz do Céu entrar

🔊 Clique e ouça a notícia Sebastião Evilásio (*) Amados irmãos e irmãs, ocupo este espaço aqui, hoje, no intuito de contribuir, pouco, que seja, primeiramente com colegas de ministério

A interação entre universidades, empresas e governos

🔊 Clique e ouça a notícia por Igor Torrente (*) Universidades e institutos de pesquisa são celeiros do conhecimento, estando comprometidos com o desenvolvimento de novas ideias e soluções. Contudo,