[the_ad id="288653"]

Os personagens

Luiz Alves Lopes (*)

Está no dicionário que PERSONAGEM é qualquer ser atuante de uma história ou de uma obra. Normalmente é uma pessoa, mas pode ser um animal, um ser fictício ou um objeto.

E é justamente sobre alguns personagens que dignificaram o evento do último domingo nas dependências do Coopevale Futebol Clube – o Verdão da Placedina, por ocasião do ‘nascimento’ do Projeto Pingo D’Água, que queremos falar e registrar.

O pano de fundo do evento, atendendo a exigência legal, foi a realização de assembléia objetivando a criação do projeto Pingo D’Água (Associação de Proteção e Defesa da Dignidade da Pessoa), análise e aprovação de seu estatuto e eleição de sua primeira diretoria. Foi o que ocorreu.

Diante de tanta coisa boa, de belos exemplos e participações, cabe o registro de que os ex-boleiros Niltinho ‘doidão’ (Itabuna  na BA) e Beltrão (São José dos Campos-SP) viajaram mais de 800 quilômetros para assinar a lista de fundadores do Projeto, dando testemunho de que estão alinhados à ideia e objetivos propostos.

A data escolhida – 28 de agosto – último domingo do mês, guarda consonância com eventos de outrora, incentivados, motivados e que contavam com apoio da FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, naquilo que ficou marcado como DIA D – DIA DO VOLUNTARIADO.

0 evento do grupo criador do Projeto Pingo D’Água, contou com interessantes palestras da lavra dos consagrados GERALDÃO e PRECA  e riquíssima parte musical à cargo de CARLOS GIACOMINI e seu parceiro.

GERALDO DUTRA PEREIRA – O valadarense GERALDÃO, de simplória e numerosa família que habitou lá para as bandas da Vila Mariana, proximidades do antigo acampamento da VALE, tendo militado no Colégio Ibituruna, passou por um laboratório que atendia pelo nome de  ESPORTE CLUBE DO RIO DOCE – aquele de mister João Rosa e do Velho Euclides.

GERALDÃO fez e ganhou o mundo mediante carreira descomunal de atleta de futebol profissional. Cruzeiro Cabuloso, Seleção Brasileira, Paris Saint Germain e Futebol Clube do Porto, dentre outros, o tiveram defendendo suas cores. Foi simplesmente campeão mundial de clubes.

Pois esse GERALDÃO, com humildade ímpar e entusiasmo incomum, deslocou-se até Governador Valadares e proferiu, prioritariamente para a ‘molecada’, mas  também para um grande número de marmanjos, rica e interessante palestra dissertando e dissecando sobre a carreira de um atleta de futebol, citando desafios, adversidades, perseverança, disciplina e muita força de vontade. Merecidamente, foi ovacionado.

JOSÉ ÂNGELO FERREIRA – O PRECA, conhecidíssimo do valadarense como treinador do Democrata Pantera, tem também dos dirigentes e simpatizantes da Associação Santa Luzia a gratidão eterna, por sua intensa participação nos Jogos da Solidariedade, realizados num passado não tão distante.

Futebolista de renome, com passagens por grandes clubes do futebol brasileiro, tendo convivido com Fernandão e Thébit na base do Cabuloso (faz tempo…), emocionou e tocou fundo na alma dos ‘boleiros da velha guarda’ através de rica e motivadora abordagem na busca de envolvimento e comprometimento na proposta do Pingo D’Água. Também merecidamente ovacionado pelos presentes.

Comidas e bebidas à parte, não menos gratificante foi presenciar Carlos Wagner GIACOMINI e seu parceiro em espetáculo musical do mais alto nível, brindando os presentes com repertório para todos os gostos. E permitiram a ‘palhinha’ de Stélio e Piriá.

Resumindo, em evento cuidadosamente preparado com antecedência de meses, contou ele com colaboradores e voluntários anônimos que não foram poucos, com a costumeira cobertura da mídia local, com a ajuda do Município e do Legislativo, do clube Coopevale e da presença de convidados, que não foram poucos.

O êxito alcançado, fundamentalmente, deveu-se aos extraordinários PERSONAGENS referenciados e que certamente se eternizarão e serão lembrados toda vez que se falar no PROJETO PINGO D’ÁGUA.

A festa acabou. Foi linda. Todos gostaram. Resta agora, cumpridas as formalidades legais, tentar colocar em prática tudo aquilo que foi idealizado, formatado e lançado como metas da Associação de Proteção e Defesa da Dignidade da Pessoa – APDDP. Podem chamá-la de Projeto Pingo D’Água.


(*) Ex-atleta

N.B.-.Ética. Dignidade. Disciplina. Respeito. Alinhamento. Companheirismo. Cumplicidade. Boa educação. Civilidade. Cordialidade. TUDO PASSADO? Não se aplica aos dias atuais? Que mundo podre… e tome bola nas costas.

As opiniões emitidas nos artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores por não representarem necessariamente a opinião do jornal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Mídia, imaginação e alfabetização  

🔊 Clique e ouça a notícia “Os seres humanos são animais mamíferos, bípedes, que se distinguem dos outros mamíferos, como a baleia, ou bípedes, como a galinha, principalmente por duas

Melhor lugar

🔊 Clique e ouça a notícia Neste mundo, estamos em constantes e frenéticas mudanças, sejam físicas, temporais ou espaciais. Desde muito tempo, ouvimos muitas frases, referentes a lugares onde estamos

A crise moral na pós-modernidade

🔊 Clique e ouça a notícia Vivemos em uma era marcada por profundas transformações culturais e sociais, onde a crise moral tem se sobressaído de maneira sutil, mas impactante. Em