[the_ad id="288653"]

Lições deste momento de isolamento

Por Heldo Armond (*)

A pandemia do coronavírus nos trouxe um momento atípico, que jamais imaginávamos vivenciar, tal a dimensão da mudança de vida que tem provocado em muitos ambientes. É um fenômeno sem fronteiras, que impacta todas as pessoas, de todas as idades e níveis sociais, em todos os lugares, portanto sem possibilidade de “fugir” dele. Qual é o estado emocional dessas pessoas, que sentimentos afloram, como têm reagido? Veja algumas das suas manifestações, que talvez seja o que se passa também com você:

– “Incerteza do amanhã. Insegurança por não saber o que vai acontecer.

– Sentimento de inquietação. O que fazer quando tudo acabar?

– A quarentena veio para desacelerar. Muitas pessoas em geral, e eu particularmente, estava ligado em 220W. Acho que o que está acontecendo é o que precisava acontecer.

– Apesar do momentâneo desconforto, e até um certo sofrimento, tem o lado bom. A sociedade está revendo o seu ritmo. É um novo aprendizado.

– Concordo que o mundo precisava de um tranco. A expressão que poderia utilizar é: “Pare o mundo, que eu quero descer… Desci, porém não sei para onde ir.

– É um sentimento de fragilidade e angústia. Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.

– Considero que esse isolamento me proporcionou olhar mais para mim, me conhecer melhor, e também as pessoas ao meu redor. Aproveitei para aprender a lidar com outras coisas…

– Apesar de toda essa paralisação, de incertezas, por incrível que pareça, me passa uma sensação de liberdade. Agora eu não tenho que fazer as coisas correndo. Estava num ritmo mecânico, frenético… Agora eu posso parar, sentir, pensar e agir”.

E você, como tem se sentido diante desse contexto inesperado, que causou um reboliço e minou os elementos de controle e segurança de muita gente, e talvez também o seu?

Quero provocar em você, através deste texto, uma postura positiva e otimista, de confiança, que atraia uma forte energia capaz de encarar os maiores desafios, e sair lá na frente vibrando com a inteligência e esforços dispendidos, comemorando a vitória, pois, se você quer ter uma vida feliz e realizada, o primeiro passo é deixar de lado medos e pensamentos negativos. No lugar disso, cubra sua mente com imagens ilustrativas de paz e amor. Lembre-se: tudo aquilo que você atrai é fruto do conteúdo dos seus pensamentos.

Você pode observar que quando se sente bem, atrai coisas positivas: alegria, otimismo, bom humor, paixão, felicidade… Ao contrário, quando está mal, atrai somente coisas negativas: tristeza, solidão, culpa, raiva, insegurança…

Quer saber o que você está atraindo agora? É só perguntar a si mesmo: “Como me sinto?”. Se está com raiva da vida ou mal-humorado com tudo que está acontecendo, é natural que só receba coisa desagradável. Se quer ser feliz, a disposição e bom humor são os atalhos para alcançar esse desejo.  

Quer experimentar essa mudança? Um bom começo é fazer uma limpeza geral na alma. Pratique a bondade, a abnegação, tenha pensamentos altruístas – aqueles pensamentos que fazem você se sentir bem, e não se preocupe se está fazendo certo ou errado. Seu compromisso é simplesmente fazer o SEU MELHOR. E cada um tem a sua maneira de fazer o melhor. Nada é igual para todos, tudo depende do jeito e experiência de cada um. Se em certa ocasião a forma como agiu deu certo e foi bom para você, esse é o Seu Melhor.

Tanto num ambiente de normalidade, como nesse atual contexto de pandemia, é importante cultivar pensamentos bons e sadios. Invista na autoconfiança, na ética e transparência, e sobretudo, dê importância a Você. Confie que a sua estrada é diferente da estrada dos outros, aliás, nunca tenha medo de se sentir diferente de ninguém, pois você está aqui para fazer a diferença, e é por isso que a vida é linda e proporciona um bem-estar às pessoas – é pelas diferenças, pela coragem que se tem de assumir o Próprio Eu. Se o mundo está conturbado e o sistema em que esteja inserido aceita ou não, isso não importa. O principal é você se aceitar. Dessa forma, estará protegido e no caminho da evolução. Vá em frente!!!”

“Nunca é tarde para buscar ser quem realmente você quer ser. Não há limite de tempo nem regras para isso. Comece quando quiser. Cada pessoa pode tirar o máximo ou o mínimo proveito das coisas. Espero que tire o máximo, que experimente coisas surpreendentes, que sinta o que nunca sentiu antes, que encontre pessoas com ponto de vista diferente do seu e que tenha uma vida da qual se orgulhe. E se não se orgulhar, que encontre forças para começar tudo de novo” (Com pequenas adaptações, retirado do filme “O Curioso caso de Benjamin Button”).

Grupo de Apoio Amor Exigente
Coordenação local: Berta Teixeira Rodrigues
Coordenação Regional: Washington J. Ferreira/Penha
Reuniões às terças-feiras, de 19h30 às 21h30, no Colégio Franciscano Imaculada Conceição

As opiniões emitidas nos artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores por não representarem, necessariamente, a opinião do jornal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Igreja viva

🔊 Clique e ouça a notícia Caros irmãos e irmãs, desejo que a ternura de Deus venha de encontro às suas fragilidades e os apascente de muito amor, saúde e

Se o esporte é vida e educação…

🔊 Clique e ouça a notícia Luiz Alves Lopes (*) Doutos, cultos e muitos que se dizem entendidos das coisas mundanas, enchem e estufam o peito para dizer que “o