Lama da enchente é derramada por caminhões em Valadares

Há 10 dias o nível do rio Roce voltou ao normal e Governador Valadares continua suja, com a lama proveniente da enchente. Inclusive, bairros que não foram atingidos diretamente estão sofrendo com a poeira que já se acumula por praticamente toda a cidade.

Mas, por que ruas de bairros que não tiveram contato com a água do rio estão ficando cada vez mais sujas com lama ou poeira? Isso está acontecendo porque os caminhões que estão recolhendo a lama dos bairros atingidos estão deixando entornar parte dela nas ruas da cidade.

Despejo

O local de despejo está sendo o lixão de Valadares, localizado no bairro Turmalina. E, no trajeto até lá, os caminhões – boa parte de empresários da cidade que estão ajudando a Prefeitura na remoção da lama – passam por vias como 13 de Maio, avenida Brasil e avenida JK, entre outras que não ficaram alagadas durante a enchente.

Essas ruas já estão repletas de poeira e, como o fluxo de automóveis é grande nesses locais, a poeira acaba subindo e até prejudicando a saúde de quem passa ou trabalha nessas vias. Perto das dependências do lixão não é diferente. Moradores e comerciantes da região reclamam da quantidade de poeira levantada na BR-116.

“Fica tudo empoeirado. Passa carro, carreta, caminhão aqui e sobe aquela poeira. Toda hora eu tenho que limpar a loja. Fora que faz mal eu ficar respirando essa poeira, que a gente não sabe o que tem, né?!”

Lucas Moreira, comerciante

Depois de deixar os dejetos no lixão, os caminhões voltam para buscar mais. E logo na saída do local, veja só o problema:

Depois de jogar a lama no local de despejo, uma das possibilidades é deixá-la se secar para depois plantar algo em cima da terra. Mas ainda não há nada definido

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM