[the_ad id="288653"]

Eternamente craques

por Luiz Alves Lopes (*)

Domingo à noite, na BAND, programa Terceiro Tempo, do irreverente e às vezes irresponsável Milton Neves: presença do polêmico EDMUNDO, sabidamente craque enquanto futebolista, porém exemplo que não deve ser seguido quando se fala de conduta fora das quatro linhas.

Lá pelas tantas, para quebrar a monotonia do programa, exibe-se a figura do lendário goleiro MANGA, historiando sua vencedora e consagrada carreira de atleta de futebol e finalizando com o registro, já conhecido, de que nos dias atuais reside ele no “Retiro dos Artistas”, no Rio de Janeiro, por obra e graça de Stepan Nercessian, botafoguense roxo e presidente do Retiro.

Emocionado, Edmundo narra o início de sua carreira, dificuldades enfrentadas, o despreparo para enfrentar uma efêmera fama e o crepúsculo de uma carreira de futebolista. E disse mais: é o que ocorre com mais de 90% dos atletas de futebol no Brasil. E finalizou: meu sonho é ver no Brasil, se possível em cada Estado, UM RETIRO PARA EX-ATLETAS DE FUTEBOL. Mais não disse e não lhe foi perguntado.

Governador Valadares, atraente cidade do Leste das Minas Gerais e que tem valores que não são poucos, muitas vezes ignorados, porém mantendo o rótulo não agradável de se desfazer de seus filhos, ainda que por determinado tempo,  direcionando-os à terra do Tio Sam.

Na cidade que já foi Princesa, também nela extraordinárias esquadras futebolísticas escreveram ricas páginas por décadas e décadas, com várias safras de craques para ninguém botar defeito, inclusive a mídia raivosa dos dias atuais.

Os mais bem vividos são categóricos em afirmar que Valtinho ‘diabo loiro’ foi o melhor de todos, mas doutor Eurico, Randolpho Brandão, Girú, Faete, Lauro, Nazário, velho Marcos, Jota, Caboclinho, Palheta, Caçapa, Bira, Coelho, Chico da Carnélia, Tuca, Alecir, Vicente Gomes, Apolinário, Tião CARIOCA Nunes, Bitaca, Joel, Cocó, Maranhão, Pedrinho Pitanga, Dema, Ramiro, Alecir, Zé Leonídio, Ruy Frangão, Marcelo Melo, Pão Velho, Carlos Antônio, Vionaldo, Luiz Augusto, Pé Chato, Hélio Melo, Juvenal, Ziquita, Batistote, Nathan, Cepinha, Roberto Felipe, Welington, Timburé, Pagani, Ney, Celinho, Darci Meneses, Wildimark, Mateus, Tião, Geraldão, Beltrão, Hudson, Elias, João Carlos, Franz, Eugênio, Sabino, Alex, Júlio, Giacomim, Baianinho, Zeca, Helinho, Waldemar Pena, Fernandão, velho Thébit, Carlinhos Marilac, Bolivar, Bida, Mário Lúcio e um mundão de gente boa que não dá para registrar, foram craques para ninguém botar defeito.

Bonito de se ver e constatar que razoável percentual dos notáveis futebolistas de Governador Valadares se deu bem na vida, com uma plêiade de profissionais liberais bem-sucedidos, registrando-se ainda empresários/empreendedores, agentes políticos, profissionais autônomos e tudo mais.

Mas, porém, todavia, contudo, entretanto, dispensando-se declinar nomes, não menos verdade que uns tantos outros, que não foram e não são poucos, enfrentaram e enfrentam os revezes da vida.

Copiar coisas boas não é e não deve ser vergonhoso. Wilson da Silva PIAZZA e seus amigos, com sua AGAP, fez e faz a diferença assistindo ex-futebolistas das Minas Gerais no enfrentamento das adversidades pós-carreira.

Por aqui, de forma ainda muito tímida, agrupamento de alguns BOLEIROS idealizou e tenta tocar o Projeto Pingo D’Água, cuja proposta básica é promover pequenas ações solidárias voltadas para o mundo esportivo.

Doutor Carlos Thébit deverá promover ciclo de palestras detalhando o projeto, seus objetivos e engajamento da sociedade civil, em proposta louvável e que merece ser acolhida.

O encontro anual dos desportistas valadarenses (no passado, encontro de ex-atletas e dirigentes), este ano agendado para 18 de dezembro, é uma realização do Pingo D’Água e está prometendo ‘sacudir’ novos e velhos de todos os setores do esporte valadarense.

E o que é importante e gratificante: ex-atletas valadarenses que tiveram sucesso em suas carreiras, aqui residindo ou não, inclusive inúmeros estando fora do país, têm recepcionado a ideia, estão dando incentivo e contribuindo com doações em espécie e itens esportivos para que o projeto sonhado se transforme em programa. Craques valadarenses do passado, eternamente craques. A vida agradece.

*Ex-atleta

N.B. – No próximo dia 29, a APAC Feminina de Governador Valadares completa 16 anos de sua fundação. Trajetória marcada por sangue, suor e lágrimas. Vive momento delicado, estando sob intervenção judicial. Nossa sociedade, pura e infalível, se mantém indiferente, raríssimas exceções. AS COISAS DE DEUS SÃO MUITO DIFÍCEIS (Padre Gregório Valência, da comunidade dos Escolapios).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Cuide do cap table da sua startup

🔊 Clique e ouça a notícia A distribuição de ações em uma startup pode influenciar significativamente seu potencial de investimento e a forma como ela é percebida pelos investidores. Inclusive,

Igreja viva

🔊 Clique e ouça a notícia Caros irmãos e irmãs, desejo que a ternura de Deus venha de encontro às suas fragilidades e os apascente de muito amor, saúde e

Se o esporte é vida e educação…

🔊 Clique e ouça a notícia Luiz Alves Lopes (*) Doutos, cultos e muitos que se dizem entendidos das coisas mundanas, enchem e estufam o peito para dizer que “o