[the_ad id="288653"]

Está faltando tempo? invista no comportamento emocional de foco agora!

Dileymárcio de Carvalho (*)

Definir o que fazer diante de um dia que parece ter “poucas horas” é uma condição emocional. E não funciona só reclamar falta de tempo. Ou você não vai precisar apenas de mais tempo, mas sim de várias versões suas para “dar conta”. O resultado é estresse e ansiedade generalizados.

Então, liste o que você tem ou teria para fazer hoje. Na verdade identificamos que “o muito de hoje” é consequência de um “ontem não organizado”. Como defino, ansiedade é excesso de futuro ou de passado. Na busca por mais tempo, em um dia de 24 horas, posso estar vivendo nessa condição emocional.

Além De inúmeras atividades têm também as relações pessoais para administrar no tempo: amigos, parentes, visitas, redes de contados que só estabeleço pessoalmente e que também estão na lista dos atrasos que não consigo administrar no meu dia. Resultado emocional: frustração. E até justifico que essas pessoas também vivem na mesma “correria” e por isso, estamos de certo modo “empatados”. Isso é Ilusão emocional de recompensa por esta frustração com o baixo desenvolvimento nas relações pessoais.

Tudo acontece porque não desenvolvo o comportamento do foco. E aqui não é autoajuda simplesmente. Foco é priorizar: diante das horas que não consigo acrescentar em meu dia, o que de fato vou fazer agora? E quando escolho por uma coisa, abro mão de outra e a vida deve continuar. Mas eu posso emocionalmente ser mais estratégico nas minhas definições investindo no treino de foco.

Só desenvolvo o comportamento de foco iniciando hoje um pouco, amanhã mais um pouco e assim, passo a organizar minhas prioridades e me dedicar a elas. Ganho mais tempo e não olho o dia de 24 horas como tendo pouco tempo.

E o pouco de hoje deve ser estratégico. Então defina agora apenas em dez minutos o que você vai organizar e priorizar. Normalmente a demanda é o que em tese você precisaria de muito tempo para executar. Esse simples planejamento é um recurso de força emocional para você iniciar. Coloque data e horário e divida o tempo dedicado em etapas. Realmente é simples assim. E por ser tão simples pensamos que é um tempo perdido.

Foco não é só uma palavra de desenvolvimento de altas capacidades profissionais, mas é a definição entre ter ou não ter as emoções organizadas para fazer o que falta tempo. Foque no pouco, mas execute esse pouco agora. E coloque esse comportamento na sua rotina: pouco hoje, mas feito. Resultados excelentes e crescentes ganhos emocionais e de tempo farão porte do seu dia.


DILEYMÁRCIO DE CARVALHO- PSICÓLOGO CLÍNICO COMPORTAMENTAL- CRP: 04/49821 – Email: contato@dileymarciodecarvalho.com.br

As opiniões emitidas nos artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores por não representarem necessariamente a opinião do jornal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Conhecendo mais sobre as femtechs

🔊 Clique e ouça a notícia Igor Torrente (*) Por muito tempo, pesquisas e inovações tecnológicas ignoraram as diferenças de gênero, resultando em soluções que não se ajustavam completamente às

Recheio de infância

🔊 Clique e ouça a notícia por ULISSES VASCONCELLOS (*) Casa da avó. Início dos anos 90. Férias de janeiro. Calorzão. Um tanto de primos crianças e pré-adolescentes cheios de

Um olhar para os desiguais

🔊 Clique e ouça a notícia Luiz Alves Lopes (*) Salvo entendimentos outros próprios dos dias atuais, vivemos em um país civilizado em que vigora o Estado Democrático de Direito

Alegria de viver

🔊 Clique e ouça a notícia por Coronel Celton Godinho (*) Vivemos em um mundo emaranhado de conflitos entre nações, entre indivíduos. Já há algum tempo, venho observando as relações