[the_ad id="288653"]

Educação Financeira – Dificuldade em implementar seu planejamento?

Lucas Gonçalves (*)

Definitivamente um dos temas que mais permeou em todos os meios de comunicação, nos últimos anos, foi Educação Financeira. Hoje existem inúmeras opções de leitura, visualização e escuta sobre tal demanda. Várias planilhas de orçamento doméstico podem ser obtidas pela internet. Com tantas opções, algumas indagações permanecem. Por que ainda assim é tão difícil educar financeiramente e ter uma relação saudável com o dinheiro?

É natural que os conteúdos existentes sobre este tema versem, principalmente, com a etapa do planejamento sobre como lidar com o dinheiro. O planejamento é crucial e o início de tudo, mas ainda assim sem disciplina e paciência os resultados esperados não serão alcançados e, em um curto espaço de tempo, aquele planejamento, resultante de tempo investido nessa temática, vai por água abaixo.

Estou querendo dizer que não há solução existente nesse caso? Longe disso! Somente, e muito humildemente, venho dizer que o planejamento sozinho, sem os demais fatores críticos de sucesso, para um bom relacionamento com o dinheiro, é um excelente primeiro passo, mas não suficiente para sanar todas as situações inerentes a finanças. Sendo assim, invista também um pouco de tempo, ou intercale os conteúdos estudados sobre Educação Financeira com técnicas para aprimorar sua disciplina, ou conheça os passos necessários sobre como ter mais paciência, exercícios disponíveis na internet sobre o tema, etc.

Assim como o tema Educação Financeira, existem muitos conteúdos sobre disciplina e paciência disponíveis em todos os formatos imagináveis.

Esperava um profissional da área econômica que somente discorresse sobre orçamento, receita, despesa, custo e investimento? Fique tranquilo que isso também acontecerá (afinal de contas, o conhecimento sobre os temas financeiros é primordial), mas valem outras reflexões. Na maior parte das vezes, a forma como lidamos com o dinheiro e demais itens do extenso universo econômico, principalmente, nossas falhas em tal área, são explicadas por palavras e atitudes muito simples (como disciplina e paciência, ou a falta delas). Vale ressaltar que são simples na escrita e na fala, mas que exigem muito na execução.

(*) bacharel em Ciências Econômicas pela UFES – Universidade Federal do Espírito Santo, especialista em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela FGV – Fundação Getúlio Vargas. É Assessor de Investimentos da XP Investimentos, sócio da Mayor Investimentos, Gestor de Investimentos do Instituto de Previdência Municipal de Governador Valadares e Professor na Faculdade Pitágoras.

Maiores dúvidas? Envie um e-mail para lucas@mayorinvestimentos.com

________________________________________________________
As opiniões emitidas nos artigos assinados são de inteira responsabilidade
de seus autores por não representarem necessariamente a opinião do jornal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Cuide do cap table da sua startup

🔊 Clique e ouça a notícia A distribuição de ações em uma startup pode influenciar significativamente seu potencial de investimento e a forma como ela é percebida pelos investidores. Inclusive,

Igreja viva

🔊 Clique e ouça a notícia Caros irmãos e irmãs, desejo que a ternura de Deus venha de encontro às suas fragilidades e os apascente de muito amor, saúde e

Se o esporte é vida e educação…

🔊 Clique e ouça a notícia Luiz Alves Lopes (*) Doutos, cultos e muitos que se dizem entendidos das coisas mundanas, enchem e estufam o peito para dizer que “o