[the_ad id="288653"]

Crônicas do cotidiano: O poder do abraço

por Coronel Celton Godinho (*)

Vocês sabiam que o abraço tem poder? Sim, tem um poder espiritual que afeta até o nosso corpo físico.

Quantas vezes a gente diz a alguém “eu vou, mas é só para te dar um abraço”, e não vai? As oportunidades de abraçar alguém são múltiplas e têm muita gente que sente até vergonha de abraçar. Obviamente, nesses últimos tempos de pandemia, o abraço foi proibido pelo vírus, mas, sejamos sinceros, mesmo antes disto, ele já estava meio esquecido.

Há estudos científicos que mostram os benefícios do abraço para os seres humanos, pois reduz os batimentos cardíacos, a pressão sanguínea, diminuindo, assim, os riscos de doenças cardíacas. Tal fenômeno é decorrente do contato dos centros de pressão que a pele possui com o cérebro, por meio de nervos conectados a vários órgãos, inclusive ao coração. Tudo isto é verdade, mas há outra corrente científica que diz que o abraço só traz benefícios à saúde se for sincero. Mas como saber? Por intuição? Muitos não percebem.

O abraço traz um sentimento de paz, de acolhimento, e há muitas pessoas que necessitam apenas de serem abraçadas. Um abraço pode expressar muito mais do que mil palavras, se for sincero. E o abraço romântico entre um casal, cheio de amor, de emoção? Explosão de sentimentos. O abraço pode curar doenças físicas e, principalmente, espirituais, e enche o ser humano de alegria.

Há uma mulher, uma guru indiana, a líder espiritual e humanitária Sri Mata Amritanandamayi Devi, de 67 anos, que, dizem seus seguidores, ter o abraço mais poderoso do mundo. Ela começou esta jornada aos 20 anos e, desde então, peregrina pelo mundo inteiro para abraçar pessoas. A presença dela muda as pessoas – é o que diz quem a abraça e a conhece. Estima-se que ela tenha abraçado cerca de 38 milhões de pessoas pelo mundo. Sri Mata se tornou uma líder espiritual de grande fama e a mais acessível do planeta. Os que abraçaram ela disseram ser um abraço de, no máximo, 30 segundos, mas relataram que têm impressão de tê-la abraçado por uma hora, tamanha a força espiritual da guru.

A líder humanitária fundou uma ONG que se chama Abraçando o Mundo, que atua em mais de 40 países, sem fins lucrativos, disponibilizando medicamentos, alimentos, roupas e materiais de higiene. O foco da organização são as mães solteiras e famílias de baixa renda. Eu costumo dizer que um abraço, muitas vezes, vale uma vida inteira. Isso se for dado com emoção, sinceridade e vontade.

E existe um jeito certo de abraçar? Na verdade, sim. O abraço é interativo, é contato físico. Você responde a energia de outra pessoa. É uma troca. Afinal, quem não gosta de abraçar ou ser abraçado?

A pandemia está se dissipando. Então, sempre que puder, abrace muito! As pessoas precisam de carinho e proteção.

(*) Advogado militante – Coronel da Reserva da Polícia Militar.
Curso de gestão estratégia de segurança pública pela Academia de Polícia Militar e Fundação João Pinheiro

As opiniões emitidas nos artigos assinados são de inteira responsabilidade de
seus autores por não representarem necessariamente a opinião do jornal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Cuide do cap table da sua startup

🔊 Clique e ouça a notícia A distribuição de ações em uma startup pode influenciar significativamente seu potencial de investimento e a forma como ela é percebida pelos investidores. Inclusive,

Igreja viva

🔊 Clique e ouça a notícia Caros irmãos e irmãs, desejo que a ternura de Deus venha de encontro às suas fragilidades e os apascente de muito amor, saúde e

Se o esporte é vida e educação…

🔊 Clique e ouça a notícia Luiz Alves Lopes (*) Doutos, cultos e muitos que se dizem entendidos das coisas mundanas, enchem e estufam o peito para dizer que “o