26 °c
Governador Valadares
26 ° qua
25 ° qui
23 ° sex
22 ° sáb
24 ° dom
26 ° seg
terça-feira, 10 de maio, 2022
Notícias no Whatsapp
  • INSTITUCIONAL
  • EXPEDIENTE
  • EDITAIS
  • BALANÇOS
  • CONTATO
  • CLASSIFICADOS
Diário do Rio Doce
  • Valadares & Região
  • Política
  • Esporte
    • Atlético Mineiro
    • Cruzeiro
    • Democrata
  • Minas Gerais
  • Educação
  • Economia
  • Saúde
  • Cultura
    • Cinema
  • Colunas
    • Arthur Arock
    • Cleuzany Lott
    • Coluna MG
    • Dileymárcio de Carvalho
    • Eurides Veríssimo
      • Fernanda Santiago
      • Filipe Cândido
      • Guilherme Melo
      • Júlia Gontijo
      • Letícia Nogueira Botinha
      • Lucas Drumond
      • Patrícia Ferreira Muzzi
      • Rafael Arêdes
      • Raquel Chaves
    • Haruf Salmen
    • Lucas Nápoli
    • Marcos Santiago
    • Mauro Bomfim
    • Papo de Boleiro
    • Parceria Literária
    • Ricardo Dias Muniz
    • Sebastião Evilásio
    • Walber Gonçalves
    • Wanderson R. Monteiro
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diário do Rio Doce
Sem resultados
Ver todos os resultados
Anuncie Classificados

ALÔ! AQUI É O TAVINHO… O OTÁVIO

por redacao
outubro 31, 2021
dentro PAPO DE BOLEIRO
Reading Time: 4 mins read
A A
Um goleiro bom… e bonito
CompartilheCompartilhe
por Luiz Alves Lopes (*)

Limiar de 1962; aproxima-se o término de 2021. Quase seis décadas se passaram. Pouco tempo depois de aqui aportarmos conhecemos, convivemos e nos relacionamos com uma figura ímpar do futebol amador de Governador Valadares, do antigo futebol de salão também.

Otávio Alves de Oliveira que nos deixou no último dia 21, vítima de um AVC. O exemplar filho do saudoso e sempre lembrado “velho Marcos”, do Cruzeiro valadarense dos tempos de Malvino Caldas, de Otávio Coelho de Magalhães, de Francisco Conceição, do senhor Odilon da Casa de Couros e mais alguns, época em que seriedade, dignidade e respeito eram a tônica do querido e tradicional clube de nossa cidade.

Leia também

Este ano vai ser igual àquele que passou?

O verdadeiro torcedor

Busquemos a transformação

Para os amantes do futebol amador, Otávio foi tudo e muito mais quando o assunto e desafios diziam respeito ao futebol de nossa cidade e de suas nuances.

Foi atleta por décadas e décadas, tanto no futebol quanto  no salonismo. De uma força física descomunal, como diziam os de antigamente, “chutava como um cavalo”. Dele nos lembramos, na década de 60, defendendo as cores do CIVISA, quanto o assunto era futebol de salão.

No futebol bretão, inúmeros foram os clubes que defendeu – dente eles Gráficos, Botafogo, Palmeiras etc., etc. Contudo, um apaixonado pelo Cruzeiro, por razões óbvias, em especial pela trajetória marcante de seu pai – o velho Marcos – no clube celeste, não só como atleta de renome, mas também como treinador e dirigente.

Se como atleta Otávio figurou na classificação dos bons, em relação à sua participação e presença por décadas e décadas na Liga de Futebol Amador de Governador Valadares – como funcionário e dirigente -, ele foi excepcional, monstruoso, incansável na arte de servir.

Os da velha guarda – alô Maleiro, Mairson, Josino e cia. – bem sabem do que falamos. De uma liga “infurnada” no corredor da propriedade do saudoso Mendes Barros, funcionando em  sala improvisada no então Hospital Municipal da cidade, ou mesmo de pequeno espaço na propriedade do Cruzeiro, na Av. Brasil.

Tempos da velha máquina de datilografia, do papel carbono dupla face, da fita para máquina de duas cores, do mimeógrafo, do fax, do telex e da bicicleta como meio de transporte, Vinocruz à parte.

Organização da papelada de um clube para sua filiação, orientação e fiscalização nas inscrições de milhares de atletas, transferências de atletas de clubes da cidade, de outras ligas, de outros estados… e a reversão à categoria de atleta amador de quem se aventurara no futebol profissional.

Elaboração de regulamentos para os mais diversos campeonatos, confecções de tabelas, viagens e diligências junto à Federação Mineira de Futebol –  Departamento de Futebol Amador do interior.

Alguém ainda se lembra dos antigos TORNEIOS INÍCIOS? De seu glamour? Do entusiasmo e movimentação que durava todo um domingo com o local dos jogos totalmente tomado pelos torcedores? Da expectativa nas cobranças dos pênaltis?

E nos palpitantes torneios regionais? Nas rivalidades afloradas ou mesmo nas já existentes, para lá se mandava, na condição de mesário-delegado, o experiente, competente e compreensivo Otávio Alves de Oliveira. Garantia de que tudo correria dentro dos conformes.

Na trajetória profissional, mecânico e motorista dos bons, trabalhou com denodo na Delegacia Regional de Saúde (Estadual) e Secretaria Municipal de Saúde do município, em vários programas. Funcionário exemplar.

Na parte de mecânica, herdou a habilidade e competência do pai, passando-a para o filho de mesmo nome. Quem não se lembra da ‘furreca’ do velho Marcos?

Pois é, aquele que constantemente ligava, iniciava com um ‘alô’, identificava-se como Tavinho e completava com a afirmativa de que se tratava do Otávio, nos deixou. Mais uma lacuna, cratera mesmo no futebol amador da terra de Serra Lima. Obrigado, Otávio.

(*) Ex-atleta

N.B. – Em relação à coluna do domingo próximo passado, inúmeras cobranças alegando ausência de 599 nomes de atletas consagrados em Governador Valadares e que não figuraram na extensa listagem apresentada na ocasião. A expressão… “e inúmeros outros…” se mostrou ineficaz. É, tem alguns gatos pingados lendo a coluna.

Tags: diariodoriodocedrdluizalveslopespapodeboleiro
EnviarCompartilhar

Relacionados Posts

Um goleiro bom… e bonito
PAPO DE BOLEIRO

Este ano vai ser igual àquele que passou?

maio 8, 2022
Um goleiro bom… e bonito
PAPO DE BOLEIRO

O verdadeiro torcedor

maio 1, 2022
Diário do Rio Doce

© 2021 Diário do Rio Doce - As notícias do Vale do Rio Doce.
Todos os direitos reservados.
Por Apiki.

Institucional

  • INSTITUCIONAL
  • EXPEDIENTE
  • EDITAIS
  • BALANÇOS
  • CONTATO
  • CLASSIFICADOS

Siga o DRD

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Valadares & Região
  • Política
  • Esportes
    • Atlético Mineiro
    • Cruzeiro
  • Minas Gerais
  • Educação
  • Economia
  • Saúde
  • Colunas
    • Arthur Arock
    • Cleuzany Lott
    • COLUNA MG
    • Dileymárcio de Carvalho
    • Luana Teixeira da Silva
    • LUCAS NÁPOLI
    • PAPO DE BOLEIRO
    • Parceria Literária
    • SEBASTIÃO EVILÁSIO
    • WALBER GONÇALVES
  • Cultura
  • Cinema
  • Classificados
  • Editais
  • Institucional
  • Expediente
  • Balanços
  • Contato
  • Notícias no Whatsapp

© 2021 Diário do Rio Doce - As notícias do Vale do Rio Doce.
Todos os direitos reservados.
Por Apiki.