por LEANDRO VIEIRA
Estamos observando um impacto generalizado em todos os tipos de negócios, através da Transformação Digital. A consequência será ainda maior nos próximos anos.
Quem se preparou está surfando a onda. Outros sentiram o baque e estão se movendo. E ainda temos aquela parcela dos que vão pagar para ver.
Cada um se ancora onde acha melhor, bem como cada um tem o seu tempo.
Mas os consumidores já se transformaram, é um caminho sem volta, e o impacto em seu negócio será efetivo.
As questões serão quando e quanto. Quando essa transformação ajudará ou impactará o seu negócio e quanto será esse impacto.
O impacto da Transformação Digital foi tão generalizado, que novos modelos de negócios surgiram, outros foram descontinuados e alguns ainda têm dificuldade de entender todo esse movimento.
Definição das siglas de modelos de transação comercial
Nessas transformações, diversas siglas apareceram nos canais especializados e passaram a ser estudados.
Essas siglas são as seguintes: B2C, B2B, B2B2C, Marketplace, B2E, B2G, C2C, D2C.
Antes de compreender as siglas, observe essa ilustração, que as enquadra nas estruturas de tipos de negócios.
B2C (Business to Consumer): é o clássico varejo, o tipo de negócio em que a venda é direta para o consumidor final.
B2B (Business to Business): é o clássico atacado, o tipo de negócio em que a venda acontece entre duas empresas.
B2B2C (Business to Business to Consumer): é o clássico atacarejo (termo que ficou comum nos últimos anos). Nesse tipo de negócio, uma empresa vende para outra empresa, e essa, por sua vez, realiza a venda para o consumidor final.
Marketplace: é o tipo de negócio em que uma empresa utiliza a plataforma de venda da outra para vender aos seus clientes. Uma empresa detém o público, enquanto a outra, o produto.
C2C (Consumer to Consumer): é o tipo de negócio em que as pessoas utilizam-se de uma plataforma para vender a outras pessoas. Um exemplo bem conhecido é o Mercado Livre.
B2E (Business to Employee): é o tipo de negócio em que a venda é realizada para os funcionários da empresa. Algumas companhias, inclusive, têm descontos exclusivos para seus colaboradores.
B2G (Business to Government): é o tipo de negócio em que a venda é feita para os diferentes tipos de governos e órgãos públicos.
D2C (Direct to Consumer): é o tipo de negócio em que a venda é direta para o consumidor final. No entanto, diferentemente do B2C, quem vende é a indústria sem a figura de um intermediário, como o clássico distribuidor e lojista.
As mudanças nos variados tipos de negócios
O primeiro susto que muitos tomaram foi com a venda ao consumidor diretamente pela indústria, deixando de lado uma cadeia tradicionalmente utilizada: indústria > distribuidor > lojista > consumidor final.
E um dos pontos centrais para isso foi a possibilidade de coleta de dados. Ou seja, a indústria transacionando diretamente com os consumidores consegue mapear melhor o perfil, preferências, frequência de compras, meios mais utilizados e várias outras importantes variáveis.
No modelo atual de negócios, dois ingredientes são garantia de sucesso: tráfego e dados.
Quando temos um volume de pessoas utilizando nossa presença online, a probabilidade de vender é maior, ainda mais considerando a taxa média de conversão no e-commerce, de 1.33%.
Isto é, a cada 1.000 pessoas que acessam minha loja, venderei para umas 13 pessoas. Por isso o tráfego se faz necessário. E, devido à concorrência, o custo de aquisição de pessoas através do marketing tem ficado maior.
Sobre os dados, temos cada vez mais negócios os orientado. E a lógica é saber coletar, analisar e tomar decisões a partir dos insights gerados.
Análise de dados é uma mina de ouro dos negócios, ainda mais mediante a Transformação Digital.
Saber exatamente o que o meu cliente quer, quando quer e como gostaria de comprar são ingredientes essenciais para realizar uma venda com assertividade.
Grandes empresas de tecnologia, mundialmente conhecidas como “Big Techs”, oferecem vários produtos e serviços gratuitamente. Onde elas ganham? Com os dados gerados pelas pessoas que as utilizam.
Esses dados são utilizados para a melhoria de seus produtos, para o lançamento de novos, para a entrega assertiva de publicidade e alguns outros fins obscuros.
Todos os tipos de negócios serão impactados pela Transformação Digital, inclusive o seu. Você vai em frente com essa transformação ou ficará atrás da mesa, vendo tudo acontecer?