Valadares já tem 117 mortes por Covid-19

Só no último fim de semana a cidade registrou mais nove mortes provocadas pela doença; o número de casos confirmados já passa de três mil

No fim de semana dos dias 18 e 19 de julho, Governador Valadares registrou mais nove mortes provocadas pela Covid-19. As confirmações, que são geralmente em menor número nos fins de semana, desta vez não seguiram a mesma regra. Nas redes sociais, várias pessoas interpretaram esse dado como um indício de que a situação na cidade é cada vez mais grave.

Na sexta-feira (17), a cidade tinha 108 mortes confirmadas e mais 22 em investigação. Já no boletim divulgado no sábado (18), o número de mortes subiu para 113, ou seja, foram mais cinco óbitos confirmados em 24 horas. Já no domingo, último boletim divulgado até o momento, o total de mortes registradas havia subido para 117. O número de óbitos em investigação permaneceu em 22 no sábado, e caiu para 21 no domingo.

Nas redes sociais, os comentários divergem entre pessoas que acreditam que são os próprios cidadãos quem precisam ser mais cuidadosos e outras que defendem a posição de que só um fechamento total do comércio seria capaz de frear o aumento dos casos. Foram citadas situações como supermercados cheios, ônibus com superlotação e desrespeito ao uso da máscara, que é obrigatório.

Valadares é terceira cidade mineira com maior índice de contaminação

Não é só o número de óbitos por Covid-19 que tem aumentado em Governador Valadares. Os casos confirmados da doença já passam dos três mil na cidade.

De acordo com o boletim divulgado na sexta-feira (17), eram 2.913 pessoas infectadas pela doença. No dia seguinte, o número já havia subido para 3.004. Já no último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesse domingo (19), o número de confirmações chegou a 3.028. Ou seja, houve um aumento de 115 casos confirmados no fim de semana.

De acordo com os dados da Secretaria Estadual de Saúde, que atualiza diariamente um ranking com informações sobre todas as cidades mineiras afetadas pela doença, Governador valadares é o quinto município com mais casos.

Entretanto, se o cálculo for feito considerando o índice de contaminação em relação à população total da cidade, Valadares sobe para a terceira posição, ficando atrás apenas de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, e Ipatinga, no Vale do Aço.

Possibilidade de lockdown

Com o aumento no número de casos e óbitos, tem circulado entre a população rumores de um possível lockdown, a ser decretado ainda nesta semana. Apesar de o lockdown não ter sido descartado pela administração municipal, que anteriormente afirmou que adotaria a medida se fosse necessário, a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde ainda não se manifestaram sobre a situação atual.

O DRD entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura, que afirmou estar apurando as informações.

Ainda sobre esse assunto, o DRD fará uma entrevista com o secretário de Governo de Governador Valadares, Marcos Sampaio, na tarde desta segunda-feira (20), para esclarecer informações sobre as medidas de contenção adotadas na cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM