[the_ad id="288653"]

Uma hora a “verdadeira personalidade” vai se manifestar no trabalho também

Dileymárcio de Carvalho (*)

O Perfil Comportamental no trabalho segue a personalidade do profissional. Ou melhor: aquilo que a pessoa realmente é. Alguns usam a frase “sou um no trabalho e outro na vida…”( e aqui fala da vida em família, amigos e por aí vai). Mas quando comparadas às questões de comportamentos inadequados de uma pessoa na atividade profissional com outras áreas da sua vida, o que temos é que, sob pressão, ou em contrariedade, o que se manifesta é a personalidade padrão. E ela sempre é a mesma, pode ser que até determinado momento não tivesse sido apenas  revelada.

Lógico que alguns pontos são importantes: o adoecimento por causa do trabalho, as frustrações por promessas não cumpridas, os modelos de gestão e o assédio moral, que por incrível que pareça ainda faz parte de uma “cultura normal” de algumas empresas, também vão desencadear comportamentos que “fogem à normalidade” da personalidade da pessoa.

Esses pontos são importantes quando trabalhamos com os “Cenários Projetivos” para identificar qual o tipo de comportamento selecionar para uma determinada ocupação. Hoje, conjuntoS de testes de personalidade, e que não são de uso exclusivo da psicologia, asseguram projetar um possível comportamento em ação de confronto. E mais do que isso, funções, perfil de cargo, o velho “jeito para a coisa”, têm sim um papel fundamental no desempenho profissional e eganjamento. Mas o que estrutura mesmo o engajamento é a identificação do que se faz com o seu perfil psicológico. 

Então, não se trata em momento nenhum de falar sobre o currículo técnico. Hoje a “aposta” apenas no “bom currículo” é a principal causa dos desapontamentos, tanto entre gestores quanto de liderados. É preciso pensar todos os comportamentos a serem selecionados, primeiramente levando em consideração o perifl psicológico da cultura organizacional. E vale ressaltar: cada organização tem uma estrutura psicológica como formar de funcionar.

É desse caminho que se faz seleção de pessoas hoje. Como fazer então? Conhecendo sobre comportamento e personalidade. Identificando como perfis específicos do conjunto comportamental de um profissional podem ser a melhor opção entre os “bons currículos” na escolha de um profissional.


(*) DILEYMÁRCIO DE CARVALHO- PSICÓLOGO CLÍNICO COMPORTAMENTAL- CRP: 04/49821
EMAIL:  contato@dileymarciodecarvalho.com.br

As opiniões emitidas nos artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores por não representarem necessariamente a opinião do jornal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

A crise moral na pós-modernidade

🔊 Clique e ouça a notícia Vivemos em uma era marcada por profundas transformações culturais e sociais, onde a crise moral tem se sobressaído de maneira sutil, mas impactante. Em

Aprendendo mais sobre hackathons

🔊 Clique e ouça a notícia Se você está por fora do que é um hackathon, não se preocupe, porque hoje é o dia de entender como esse evento pode

‘I have a dream’

🔊 Clique e ouça a notícia Não importa se parodiando Martin Luther King ou o grupo ABBA. “Eu tenho um sonho”, de magnitude ímpar, se coaduna com caminhadas terrenas de