[the_ad id="288653"]

Treinos ou conversas? Eis a questão

Luiz Alves Lopes (*)

As mortes de duas celebridades mundiais – a de um tal de Édson Arantes do Nascimento e de sua Santidade, o Papa Emérito Bento XVI – deram uma trégua no festival de besteiras, nas heresias e nos espetáculos circenses patrocinados por parte da mídia raivosa. Além de contar com a participação de um monte de ex-futebolistas despreparados para a vida pós-futebol.

Copa do Mundo encerrada! Então na falta de criatividade e inovação para o dia a dia midiático, elegeram eles a escolha e definição de um novo nome de técnico para comandar a seleção brasileira como assunto de primeira. Como se tal míster lhes competissem.

Preguiçosos em análises e não sendo dados a estudos – exceções raríssimas -, limitaram-se e limitam-se todos a apregoarem o nome de um treinador ESTRANGEIRO para comandar o trabalho de renovação, do estilo de jogo e de conduta que se espera de uma seleção brasileira de futebol. E desfilaram e continuam a desfilar nomes. Vejamos, portanto, alguns:

Técnicos estrangeiros

JOSÉ MOURINHO – técnico português conceituadíssimo e que figura entre os 5 (cinco) melhores treinadores de futebol mundial na atualidade.  Treinou Real Madrid, Internazionale de Milão, Chelsea da Inglaterra, Benfica de Portugal, Futebol Clube do Porto de Portugal, Tottenham da Inglaterra, Manchester United da Inglaterra e Roma da Itália. Vencedor de tudo, ou seja: inúmeros títulos nacionais, europeus e mundial.

CARLOS ANCELOTTI – técnico italiano consagrado e de uma postura ímpar à beira dos gramados. Aliás figura na prateleira de cima da lista dos melhores técnicos de futebol do mundo atualmente! Treinou Parma da Itália, Juventus da Itália, Milan da Itália, Chelsea da Inglaterra, Paris Saint-Germain da França, Real Madrid da Espanha, Bayern de Munique da Alemanha, Nápoli da Itália e Everton da Inglaterra. Títulos em todos os níveis obteve; dispensável enumerá-los.

Mais técnicos estrangeiros

JOSEP GUARDIOLA – técnico espanhol decantado em prosa e verso. Quase uma unanimidade quando se fala no melhor e mais competente técnico de futebol na atualidade! Fez história no Barcelona, brilhou no Bayern de Munique e é idolatrado no Manchester City da Inglaterra. Também colecionador de títulos de todos os tipos. Aliás muitos tentam copiar seus métodos revolucionários de trabalho. Tentam…

JÜRGEN KLOPP – técnico alemão de uma simpatia fantástica e de uma metodologia de trabalho interessante e produtiva. Disputa palmo a palmo o título de melhor técnico de futebol  do mundo! No andar de cima, quando o assunto é o tamanho dos clubes por ele dirigidos, figuram Borussia Dortmund da Alemanha e Liverpool da Inglaterra, nos quais conquistou títulos importantíssimos, inclusive, um mundial de clubes.

Métodos próprios de trabalho

Os nomes listados, e que foram atletas de futebol profissional, são nomes incontestes, preparadíssimos e em condições de estarem (como estão todos) à frente de clubes consagrados mundialmente. De seleções também! Mas esta não é a questão. O buraco é mais em baixo.

Consagrados, disputados, lembrados e procurados, então, por que não se dispuseram até hoje em aceitar convites e propostas milionárias para estarem à frente das seleções futebolísticas de seus países ou mesmo de outras grandes seleções mundiais?

Porque têm métodos próprios, planos e planejamentos que objetivam alcançar resultados projetados e previsíveis. Como? Através do trabalho – leia-se período de treinamentos. Nos grandes clubes mundiais é possível assim proceder. Em seleções? Nem pensar… O mundo mudou e o futebol também…

A dimensão territorial de nosso país e a loucura de nosso calendário futebolístico são por demais conhecidas. Planejamento na terra de Cabral é sinônimo de palavrão. Nossos craques – se os temos – atuam no exterior e por lá têm se tornado milionários (alguns mercenários).

Nas eliminatórias da América do Sul e nos fraquíssimos amistosos em datas FIFA, em que os adversários são indicados, via algum ou mais interesse. No entanto o AJUNTAMENTO vai continuar ocorrendo e nós outros vamos continuar ouvindo que temos o melhor futebol do mundo. Piada de péssimo gosto! É preciso pensar, pensar e repensar…

Rei Pelé

Falando um pouquinho da perda do Rei inigualável, há de se registrar que é bíblico que “quem não tem pecado, que atire a primeira pedra”. O filho de dona Celeste e do senhor Dondinho foi tudo, tudo e muito mais. E fez muita coisa boa. É dele a LEI que libertou o futebolista brasileiro do período da escravidão.

A ‘corja’ de ex-atletas de futebol, que vivem nababescamente no Brasil e em várias partes do mundo, mostraram realmente que, na maioria, são seres desprezíveis, sem conteúdo, de má índole e que não merecem o tratamento que recebem da massa de torcedores. Até quem tem avião fabricou desculpa para não se despedir do REI. Melhor assim…

Todavia que bom ver o discreto e pacato MAURO SILVA, o extraordinário ZÉ ROBERTO E o simplório MANOEL MARIA, dentre outros tantos, dando sentido à vida, valorizando-a e mostrando gratidão, respeito e compreensão neste momento de dor pela IDA do Édson. O imortal PELÉ continuará entre nós habitantes do Planeta Terra. Obrigado, Pelé!


(*) Ex-atleta

N.B.- O polivalente Andiara Andrade passou por procedimento cirúrgico e já está em casa em plena recuperação. Ótimo. Precisamos dele inteirinho em folha. Por outro lado, Marcelo Machado – herdeiro do Chico Duro e Iolanda – pregou-nos um susto danado. Também está em casa, com todos os cuidados possíveis. Vida longa para ambos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Melhor lugar

🔊 Clique e ouça a notícia Neste mundo, estamos em constantes e frenéticas mudanças, sejam físicas, temporais ou espaciais. Desde muito tempo, ouvimos muitas frases, referentes a lugares onde estamos

A crise moral na pós-modernidade

🔊 Clique e ouça a notícia Vivemos em uma era marcada por profundas transformações culturais e sociais, onde a crise moral tem se sobressaído de maneira sutil, mas impactante. Em

Aprendendo mais sobre hackathons

🔊 Clique e ouça a notícia Se você está por fora do que é um hackathon, não se preocupe, porque hoje é o dia de entender como esse evento pode