Primeiro Fórum Regional de Turismo de Aventura em Valadares

O fórum está acontecendo no auditório do Senac e tem o objetivo de fortalecer o ecoturismo na cidade

Está acontecendo o primeiro Fórum Regional de Turismo de Aventura em Valadares. O evento vai do dia 3 de maio até amanhã (6), no auditório do Senac. É destinado a universitários, prestadores de serviço de aventura e gestores de turismo. 

O fórum tem o objetivo de reunir, integrar e capacitar os profissionais do segmento de ecoturismo e turismo de aventura. O evento oferece palestras, oficinas de capacitação técnica e estudos de casos e vivências de experiências.

A realização é da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT) e da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA) e conta com o apoio do Sebrae, Senac e Comtur.

O Ministério do Turismo adotou como definição: “Turismo de Aventura compreende os movimentos turísticos decorrentes da prática de atividades de aventura de caráter recreativo e não competitivo.”

Segundo o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Kevin Figueiredo, a proposta é melhorar o ecoturismo na cidade, como meio de fomentar a economia e fortalecer outras atividades de lazer em Valadares.

“Nós já somos reconhecidos como município categoria B. O município tem trabalhado no sentido de criar esse ambiente favorável, para que os vários nichos do turismo conversem. Temos feito diálogo com os hotéis, prestadores de serviço e restaurantes, para atrair os visitantes. E com a realização desses fóruns vamos alcançar o que almejamos”, disse.

Secretário Kevin Figueiredo explica sobre o ecoturismo – Crédito: DRD-TV Leste

O fórum

“Fomos atrás da Abeta para trazer para Valadares a informação no sentido de nos orientar e inspirar para o que precisamos fazer para garantir a sustentabilidade, e quais são as leis para acontecer com segurança e dentro da legalidade”, afirmou Kevin.

Segundo Luiz Otávio Fernandes, dono de uma pousada na Ibituruna, Valadares precisa assumir o turismo de aventura como marca da cidade. “Estamos passando por uma capacitação a nível nacional e gratuita, uma oportunidade única.O turismo é a grande vocação da cidade. Precisamos assumir isso e o desenvolvimento dessa atividade vai trazer muitos recursos para toda a cadeia produtiva da cidade”, afirmou.

Brunno Denadai, empresário do turismo de aventura, afirmou que Valadares precisa explorar o grande potencial turístico que possui. “Temos um rio maravilhoso para diversas atividades, temos cenário da bicicleta que está cada vez mais forte, temos potencial para várias práticas no ecoturismo”.

O empresário trabalha em uma empresa que presta serviços de rapel, trilhas, escaladas, canoagem, entre outras atividades. De acordo com Vinícius Viegas, presidente da Abeta, o principal objetivo do fórum é capacitar os profissionais do turismo para criar produtos que sejam atrativos.

“Estamos aqui para conectar os nossos profissionais com os empresários locais. Queremos transformar Valadares em uma das principais rotas de turismo. O turismo traz uma movimentação econômica muito grande para a cidade. O nosso objetivo é fazer com que outras atividades sejam inseridas no turismo, para que os turistas não sejam atraídos só para o voo livre”, afirmou.

Próximos passos

Segundo o secretário Kevin Figueiredo, a Prefeitura já realizou outros fóruns sobre o turismo na cidade e pretende ainda realizar mais. O objetivo é esclarecer o que pode melhorar em cada segmento do turismo em Valadares. 

“A gente tem realizado várias reuniões. Esta, em específico, é para tratar com os prestadores de serviço em turismo na natureza. Mas já realizamos com hotéis, bares e restaurantes. Pretendemos ampliar o trabalho e fomentar ainda mais a economia”, explicou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM