Prefeitura de Valadares desenvolve projeto “Operação Porta da Escola”

Escola públicas e particulares aderiram ao projeto

O Departamento de Transportes, Trânsito e Sistema Viário (DTTSV) da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU) desenvolveu o projeto Operação Porta de Escola, que tem conquistado a adesão de escolas públicas e particulares. A iniciativa tem o objetivo de reduzir riscos de acidentes, filas duplas e conflitos durante o embarque e o desembarque dos estudantes, principalmente nas proximidades de escolas na área central da cidade.

Uma das instituições que aderiram ao projeto é a Escola Municipal Padre Eulálio Lafuente Elorz, que realizará, neste sábado (30), a abertura do Projeto “Conexão Escola: interligando vidas, saberes e territórios”. O projeto está organizando a iniciativa: “Educação para o Trânsito e Cultura de Governador Valadares: No trânsito, sua responsabilidade salva-vidas.” O evento contará com a Transitolândia Móvel, com a participação dos agentes de trânsito. 

Para isso, a escola, que possui 750 alunos, fará a divisão das turmas por horários:
9h às 9h30 – 6 turmas da Educação Infantil (5 anos)
9h30 às 10h30 – 4 turmas do 1º ano/ Ensino Fundamental (6 anos)
9h30 às 10h30 – 3 turmas do 2º ano/ Ensino Fundamental (7 anos)
10h às 10h30 – 3 turmas do 3º ano/ Ensino Fundamental (8 anos)
10h às 10h30 – 2 turmas do 4º ano/ Ensino Fundamental (9 anos)
10h30 às 11h – 2 turmas do 5º ano/ Ensino Fundamental (10 anos)

Projeto Operação Porta de Escola

O projeto acontece por meio de planejamento em etapas, o que inclui demarcação de espaços para embarque e desembarque, instalação de sinalizações viárias, além de reuniões com as equipes diretiva e pedagógica das escolas. O objetivo é buscar estratégias para amenizar, reduzir e atender as necessidades do fluxo viário, principalmente de familiares e estudantes, nas proximidades das escolas centrais. 

A iniciativa também envolve a fiscalização das vias nas proximidades das escolas para circulação segura de todos, principalmente os espaços reservados para embarque e desembarque nos horários de entrada e saída de alunos. Além disso, o DTTSV se coloca à disposição das escolas para ensinar e motivar alunos e familiares a serem protagonistas de atitudes e comportamentos seguros, além de incentivar e capacitar professores para incluírem no planejamento pedagógico o tema TRÂNSITO. 

O projeto já teve a adesão do Colégio Franciscano Imaculada Conceição e do Colégio Ibituruna. A escola Ibituruna tem realizado um trabalho extenso, com ações e temáticas mensais sobre o trânsito. As atividades estão previstas para se encerrar em agosto deste ano. 

Professores da Escola da Gente também foram capacitados pelos agentes de trânsito, com o objetivo de elaborar um projeto dentro da proposta da Operação Porta de Escola, a ser trabalhada com toda a comunidade escolar. Nos dias 2 e 3 de maio, os agentes de trânsito estarão no Colégio Castelo Neves Barros para realizar a capacitação de professores, educar quanto às sinalizações e realizar uma blitz para os pais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM