Prefeitura dá esclarecimentos sobre novo decreto e aumento de casos de Covid-19

Governador Valadares chegou a 106 casos e 8 mortes confirmadas pela doença; novo decreto, publicado na quinta-feira (21), reduziu flexibilização do comércio

A Prefeitura de Governador Valadares convocou uma coletiva com a imprensa na manhã desta sexta-feira (22) para trazer atualizações sobre os casos de Covid-19 na cidade e dar esclarecimentos sobre o Decreto 11.164, publicado na quinta-feira (21). O prefeito André Merlo iniciou a reunião ressaltando a importância das decisões técnicas neste momento. “Nossas decisões são sempre técnicas, a gente não olha lado político e nem a opinião pública”, afirmou. 

De acordo com o último boletim epidemiológico, divulgado pela Prefeitura no fim da tarde de quinta-feira (21), os casos confirmados de Covid-19 chegaram a 106. Nas redes sociais, várias pessoas fizeram publicações e comentários relacionando o aumento dos casos com as aglomerações que estariam acontecendo em bares, igrejas e casas de show.

Para conter esses problemas, a Prefeitura voltou atrás com algumas medidas de flexibilização, e optou por fechar novamente alguns desses estabelecimentos. “Nossos números de notificados e testes positivos vêm aumentando; isso significa que a proliferação continua. No dia em que essa curva inverter, a notícia será maravilhoso; mas, por enquanto, precisamos aumentar as restrições. A orientação que nós recebemos agora da Secretaria de Saúde é para dar um passo atrás”, afirmou o prefeito André Merlo durante a coletiva.

Determinações do Decreto 11.164

De acordo com o prefeito André Merlo, o Decreto 11.164 foi construído em alinhamento com o Ministério Público de Minas Gerais. As medidas instituídas por ele já passaram a valer desde o momento da publicação.

Pelo Decreto, estão proibidas as apresentações musicais ao vivo, em qualquer tipo de estabelecimento. Além disso, a medida restringiu o horário de funcionamento de bares e restaurantes, que poderão abrir as portas das 7h às 21h, seguindo as normas de segurança e distanciamento.

“Percebemos que quando permitimos a música ao vivo, infelizmente o pessoal relaxou, e nos não podemos relaxar agora. Sabemos que muitos tratam das suas famílias com a música ao vivo, se apresentando à noite, mas isso leva a aglomerações”, explicou o prefeito. De acordo com ele, caso as orientações sejam descumpridas e as aglomerações continuem, as medidas restritivas irão aumentar.

Igrejas

Sobre os templos religiosos, André Merlo afirmou que a administração conclui que fechá-los seria inconstitucional. Entretanto, foi realizada uma reunião na tarde de ontem (21) com representantes de diversas igrejas, em que a Prefeitura pediu apoio dos líderes e comunidades religiosas.

Em relação à igreja do bairro Santa Rita, onde cinco casos positivos da doença foram confirmados, o prefeito afirmou que foram tomadas as medidas necessárias.

“A igreja do Santa Rita não foi interditada, ela entrou em quarentena, por livre e espontânea vontade, e já cumpriu o período que é pré-determinado. Quando a equipe da saúde detecta uma crescente de casos positivos em um local, como foi nessa igreja, nós agimos imediatamente”, destacou.

Supermercados

O novo Decreto também traz medidas para os supermercados. De acordo com o documento, estão proibidas quaisquer ações de marketing que possam gerar aglomerações. Além disso, esses estabelecimentos também são orientados a usar o sistema interno de som para transmitir comunicados sobre as medidas de segurança a cada 30 minutos.

Academias e salões de beleza voltam a funcionar por agendamento

Ficou também determinado pelo novo Decreto que academias, salões de beleza, barbearias e clínicas de estética poderão funcionar apenas por agendamento. Isso porque, de acordo com o relatório de causalidade feito pela Vigilância Sanitária da cidade, tudo indica que vários infectados pela doença tiveram esses locais como origem da contaminação.

Além das medidas citadas até o momento, o Decreto também reforça a proibição da prática de esportes coletivos, e frisa a recomendação de uso de máscaras por toda a população.

De acordo com o secretário de Governo, Marcos Sampaio, a fiscalização do comércio está sendo realizada pela vigilância sanitária e pela polícia, mas conta também com a colaboração da população. Ele afirma que os estabelecimentos que descumprirem as regras serão devidamente penalizados.

“Nossa intenção não é multar, é prevenir. Por isso nós temos três etapas: hoje e amanhã nós estaremos fazendo um trabalho de orientação. Depois, na semana que vem, os estabelecimentos que não cumprirem as regras serão notificados por escrito. Caso haja reincisão, aí sim eles serão multados e poderão ter o alvará cassado”, explica Marcos Sampaio.

Até o momento, três estabelecimentos foram fechados e uma empresa foi multada. A multa inicial gira em torno de R$ 800,00, e, caso a empresa volte a descumprir as regras, o valor é dobrado.

Novos respiradores devem chegar à cidade nos próximos dias

De acordo com a secretária de Saúde de Governador Valadares, Edna Gomes Leite, o nível de ocupação atual dos leitos de UTI em Governador Valadares é de 50%. Caso atinja os 60%, a cidade entra na segunda parte do plano de contingência, que envolve a ativação de novos leitos em hospitais públicos e particulares.

O prefeito André Merlo também afirmou que já pediu ao governo estadual, por meio de um ofício, o envio de mais 70 respiradores para a cidade, que serão doados pela Fiemg.

“Valadares é polo de saúde da macrorregião. Nós atendemos mais 50 municípios, e nada mais justo do que recebermos esses respiradores”, afirmou. No entanto, como os equipamentos fabricados pela Fiemg ainda precisam ser homologados pela Anvisa, eles podem demorar para chegar à cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM