[the_ad id="288653"]

Pra ver a banda passar, cantando coisas de amor…

FOTO: Reprodução/Youtube

“Estava à toa na vida, o meu amor me chamou, pra ver a banda passar, cantando coisas de amor.”

A linda canção de Chico Buarque de Holanda, “A banda”, executada pela primeira vez em 1966, no Festival da Canção, foi a vencedora. Sua letra simboliza o poder que a música tem de unir pessoas, no mesmo momento em que as preocupações são deixadas de lado, em favor da alegria e da esperança.

E não precisa estar à toa, e nem esperar o seu amor chamar para ver a banda passar, e tocar coisas de amor! Basta gostar de ouvir e ver uma banda tocar!

Desde menino, criado em quartéis mundo afora (sou filho e neto de militares), ouço os acordes de lindas canções e dobrados. Meu pai nos levava nas retretas da banda do Batalhão Militar onde servia, quando executavam melodias inesquecíveis em praça pública, no coreto, no centro da cidade, nas noites de domingo, após as missas e cultos.

Também conheci bandas civis durante minha infância e adolescência, que aprendi a ouvir e admirar. Meus antepassados me legaram o amor à arte da música, e às instituições musicais, ouvindo não só os lindos acordes de bandas militares, mas, em especial, a Corporação Musical Nossa Senhora das Dores, do antigo e belo município de Itapecerica, no Oeste de Minas Gerais. É uma entidade musical com mais de 100 anos e que ainda abrilhanta e alegra os cidadãos, não só da cidade sede, mas de todo o Estado. Meu tio avô foi músico integrante e, depois, seu maestro, destacando-se também seus filhos, e minha tia avó, que também se tornou maestrina. Muita tradição! Que saudades deles!

Desconheço quem não gosta de ouvir uma banda tocar. Seus acordes nos levam a uma viagem emocionante, para um mundo de paz, onde não há dor e nem tristeza.

Tive o prazer de aprender e estudar música na brilhante corporação musical Lira 30 de Janeiro, na idade em que estou “descendo a serra’, em Governador Valadares, no Estado de Minas Gerais, onde moro com minha família.

As bandas são patrimônio de seu povo e expressam a sua mais pura arte. Nunca devem acabar, principalmente as do interior, pois refletem a sua história e tradições.

Prestigie as bandas de sua cidade! Sua musicalidade enobrece a alma humana e nos faz lembrar que essa maravilha, que é a música, foi Deus quem criou!!!

“Cantem de alegria ao Senhor, vocês que são justos;
aos que são retos fica bem louvá-lo.
Louvem o Senhor com harpa;
ofereçam-lhe música com lira de dez cordas.
Cantem-lhe uma nova canção; toquem com habilidade ao aclamá-lo”. –  Salmos 33:1-3


(*) Advogado militante – Coronel da Reserva da Polícia Militar. Curso de gestão estratégia de segurança pública pela Academia de Polícia Militar e Fundação João Pinheiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Aprendendo mais sobre hackathons

🔊 Clique e ouça a notícia Se você está por fora do que é um hackathon, não se preocupe, porque hoje é o dia de entender como esse evento pode

‘I have a dream’

🔊 Clique e ouça a notícia Não importa se parodiando Martin Luther King ou o grupo ABBA. “Eu tenho um sonho”, de magnitude ímpar, se coaduna com caminhadas terrenas de