[the_ad id="288653"]

O Novo Vinho Brasileiro | Merlot, a casta dos vinhos elegantes

FOTO: Freepik

Marcelle Justo (*)

Uma das primeiras uvas que os bebedores de vinho no Brasil aprendem é a Merlot. Com razão. Casta principal da pioneira denominação de origem do país, o Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, onde se adaptou muito bem, a uva também se difunde entre as vinícolas da Região Sudeste.

Com origem na França, é capaz de produzir vinhos monovarietais muito bons, mas é muito famosa também por estar ao lado de outra querida, a Cabernet Sauvignon, no corte bordalês. 

Produz vinhos tintos elegantes, equilibrados, com taninos suaves. Os aromas estão bem de acordo com o terroir e variam de morango e ameixas vermelhas a amoras e ameixas pretas. Geralmente, a uva se desenvolve melhor em climas frescos e amenos.

D.O. Vale dos Vinhedos

O uso da uva Merlot é obrigatório para os vinhos finos tintos da D.O. Vale dos Vinhedos. Os cortes podem ser elaborados com as uvas Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Tannat.

Em 2002, a associação dos produtores do Vale dos Vinhedos obteve do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) o registro de Indicação de Procedência (IP) e, em 2012, foi reconhecida a Denominação de Origem. Os vinhos apresentam características analíticas e sensoriais específicas da região e somente são autorizados para comercialização os produtos que obtenham do Conselho Regulador o atestado de conformidade em relação aos requisitos estabelecidos.

Na Região Sudeste 

Na Serra da Mantiqueira mineira, a vinícola Luiz Porto produz o varietal Dom de Minas e o descreve como equilibrado com textura aveludada e boa persistência. Na rota de São Roque, várias vinícolas têm garrafas com Merlot. Entre elas, a Adega Terra do Vinho. A garrafa paulista apresenta coloração rubi com boa presença de tons violáceos. No aroma, predominam intensamente aromas de frutas vermelhas, como amoras e ameixas. Vinho de corpo médio e sabor aveludado, taninos suaves e delicados.

Harmonização

Carnes grelhadas com molho de manteiga e vinho são perfeitas para vinhos de Merlot. Mas a uva harmoniza muito bem também com outros grelhados, como aves e carne de porco.


(*) Marcelle Justo
Jornalista e sommelière, especialista em vinhos
@marcellejusto

As opiniões emitidas nos artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores por não representarem necessariamente a opinião do jornal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Melhor lugar

🔊 Clique e ouça a notícia Neste mundo, estamos em constantes e frenéticas mudanças, sejam físicas, temporais ou espaciais. Desde muito tempo, ouvimos muitas frases, referentes a lugares onde estamos

A crise moral na pós-modernidade

🔊 Clique e ouça a notícia Vivemos em uma era marcada por profundas transformações culturais e sociais, onde a crise moral tem se sobressaído de maneira sutil, mas impactante. Em

Aprendendo mais sobre hackathons

🔊 Clique e ouça a notícia Se você está por fora do que é um hackathon, não se preocupe, porque hoje é o dia de entender como esse evento pode