Itabirinha e São Félix de Minas anunciam lockdown

Medida faz parte da tentativa de contenção da Covid-19, que tem se espalhado por municípios pequenos no interior de Minas Gerais; outras cidades da região estão estudando uma possível adesão ao lockdown

O prefeito da cidade de Itabirinha, Dego Reis, fez uma transmissão ao vivo em sua página no Facebook, na noite dessa segunda-feira (22), para anunciar o lockdown na cidade. A medida de fechamento total do comércio já começa a valer a partir desta sexta-feira (26). Além de Itabirinha, outras duas cidades da região também aderiram ao lockdown: São Félix de Minas, em que a medida já começa a valer a partir de hoje (23), e Divino das Laranjeiras, que ainda não anunciou a data de início do lockdown.

As três cidades fazem parte da Assoleste, a Associação dos Municípios da Microrregião do Leste de Minas. A região abrangida pela associação já registrou mais de 150 casos de contaminação pelo novo coronavírus — um reflexo de como a Covid-19 tem se espalhado pelo interior de Minas Gerais, em cidades pequenas e sem estrutura no sistema de saúde.

Lockdown em Itabirinha

De acordo com o prefeito de Itabirinha, Dego Reis, a medida é uma ação extrema de enfrentamento ao vírus. “Já estamos hoje com 14 casos confirmados no nosso município, de Covid-19. Infelizmente, hoje, mais três pessoas testaram positivo. Isso tem sido uma rotina, e os nossos profissionais da saúde, que estão de frente dando a vida por essa causa, começam a ficar numa situação muito preocupante. (…) Portanto depois de analisarmos, juntamente com o comitê e com a nossa equipe jurídica, e com todos os quais nós tivemos a oportunidade de conversarmos, tivemos essa decisão, de fazer esse decreto”, explicou o prefeito.

O fechamento total do comércio em Itabirinha começa no dia 26 de junho, e será válido por 7 dias. Após o período, caso seja necessário, a medida poderá ser prorrogada por mais 7 dias. Confira a fala do procurador do município, Walace Felician, sobre as atividades essenciais que poderão funcionar, com restrições:

São Félix de Minas

A cidade de São Félix de Minas confirmou o primeiro caso de Covid-19 no dia 20 de junho. Em seguida, o prefeito da cidade, Cleudim Machado, que havia tido contato com a pessoa contaminada, também testou positivo para a doença. Pelas redes sociais, o prefeito informou que estava assintomático, mas que se preocupava com as pessoas que tiveram contato com ele.

Nessa segunda-feira (22), a prefeitura de São Félix publicou um decreto aderindo ao lockdown, que já é válido a partir de hoje (23). De acordo com o decreto, podem funcionar apenas postos de gasolina, padarias, supermercados, farmácias e distribuidoras de água e gás. Exceto os postos de combustíveis, todos os outros estabelecimentos listados deverão funcionar com as portas fechadas.

Outros municípios da Assoleste devem anunciar medidas nesta terça-feira (23)

Itabirinha, São Félix de Minas e Divino das Laranjeiras decidiram aderir ao lockdown depois de uma reunião da Assoleste, que aconteceu on-line, no último domingo (21). Na ocasião, foi discutida a situação da microrregião de Mantena e demais municípios com relação à pandemia do novo coronavírus. A Assoleste declarou situação de alerta devido ao número crescente dos casos.

Apesar de apenas três municípios terem aderido ao lockdown, as outras cidades que fazem parte da Assoleste não descartaram a possibilidade. Os respectivos representantes solicitaram o prazo até a tarde desta terça-feira (23), para estudar a situação com os comitês de crise e departamentos jurídicos locais. As medidas que serão adotadas devem ser anunciadas ainda hoje.

De acordo com dados divulgados pelas prefeituras, os casos de Covid-19 na região se encontram nas cidades de Mantena (101), São João do Manteninha (28), Itabirinha (14), Pescador (11), São José do Divino (3), Divino das Laranjeiras (2), Central de Minas (2), São Félix de Minas (2), Goiabeira (2) e Nova Belém (1).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM