[the_ad id="288653"]

IDENTIFICAÇÃO EMOCIONAL: Perfil do profissional X Perfil das Chefias

Dileymárcio de Carvalho (*)

Olho para os modelos de chefia da empresas e dos negócios e imagino qual o perfil profissional seria mais adequado. Quase todos os dias ouço líderes dizendo que algum profissional que tem uma experiência e técnicas de excelência, não teve “casamento” com o que a empresa acredita e com a própria liderança. E eu pergunto sempre: “vocês não viram isso no processo de seleção?”

O diagnóstico de formação de um perfil que quero trabalhando comigo, também reflete a cultura psicológica da gestão. A definição de um perfil demanda um processo seletivo baseado na “Identificação Emocional” do modelo de gestão. Ao longo de um processo de seleção é preciso deixar claro também para o candidato, qual o tipo de gestor ele terá e a qual perfil de alinhamento emocional deverá ser ajustado, sem que isso seja um imposição ou repressão.

Uma ferramenta para esse alinhamento é a “Identificação de Boas Práticas de Perfil Psicológico da Gestão”. É uma projeção de como as chefias agem em determinadas situações e como e qual será a reação do profissional que está no processo seletivo. Como ele absorve tal cenário sob o comando da gestão? Aqui projetamos momentos de crises. Essas reações também vão compondo o perfil de identificação do candidato, o que tanto nos interessa.

Uma pergunta central ao profissional é: “como você, nas circunstâncias apresentadas de atuação da chefia, se vê ao longo prazo dentro da empresa?” As respostas a essa pergunta são fundamentais para entender a reação do profissional. Temos aqui uma pequena mostra de “Testes Projetivos”.

Os desafios dessa interação são importantes e são geridos a partir dos “alinhamentos psicológicos e emocionais”. E a identificação da “Cultura Comportamental” da gestão é fundamental.

LIÇÃO OBJETIVA: Pensar de forma diferente é importante. Mas comportamentos psicológicos e emocionais que não se afinam, estarão sempre em alerta emocional. É aquela velha reflexão: “quando eu conheci fulano na empresa, já tinha uma “impressão” de que ele era assim”. Mas e agora?

Quem vive essa situação precisa passar por um programa em “Estruturação Emocional e Segurança Psicológica”, tanto para as chefias quanto para o profissional. Mas a estratégia mais positiva é sempre identificar, ainda no processo de seleção, os perfis emocionais adequados. Ganham todos e a saúde emocional também agradece!


DILEYMÁRCIO DE CARVALHO- PSICÓLOGO CLÍNICO COMPORTAMENTAL- CRP: 04/49821
EMAIL:  contato@dileymarciodecarvalho.com.br

As opiniões emitidas nos artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores por não representarem necessariamente a opinião do jornal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Melhor lugar

🔊 Clique e ouça a notícia Neste mundo, estamos em constantes e frenéticas mudanças, sejam físicas, temporais ou espaciais. Desde muito tempo, ouvimos muitas frases, referentes a lugares onde estamos

A crise moral na pós-modernidade

🔊 Clique e ouça a notícia Vivemos em uma era marcada por profundas transformações culturais e sociais, onde a crise moral tem se sobressaído de maneira sutil, mas impactante. Em

Aprendendo mais sobre hackathons

🔊 Clique e ouça a notícia Se você está por fora do que é um hackathon, não se preocupe, porque hoje é o dia de entender como esse evento pode

‘I have a dream’

🔊 Clique e ouça a notícia Não importa se parodiando Martin Luther King ou o grupo ABBA. “Eu tenho um sonho”, de magnitude ímpar, se coaduna com caminhadas terrenas de