[the_ad id="288653"]

Foi por amor

Paz e bem, caros leitores!

Findando as festas de momo, a quarta-feira abre um tempo especialíssimo para o Cristianismo. Após receber o sinal das cinzas, o cristão católico, por este simbolismo, ao mesmo tempo renuncia e manifesta seu arrependimento do pecado.  Abre-se, assim, um novo tempo.

A partir de então, contam-se quarenta dias de muita reflexão, com base no jejum, caridade e oração. Estas três propostas desafiadoras sugerem uma rememoração dos 40 dias e 40 noites, vividos por Jesus no deserto.

Ele, que veio com a missão de uma promessa salvífica, agora será consumada com os braços estendidos num patíbulo.

Saibamos nós, portanto, em primeiro lugar, enxergar, com serenidade e lucidez, que praticar a caridade proposta, é se espelhar nos gestos de misericórdia do próprio Cristo, que sempre viu nos pobres e humildes, um caminho de profunda intimidade com o Pai.

Em segundo, o jejum, que vai muito mais além de se abster de algo. É se reconhecer necessitado de todo bem e toda graça vindos de Deus, e, que, por mais que tenhamos, sempre haverá algo que nos complete, e que, por mais que nos falte, sempre o Pai nos proverá.

Por fim, mas o principal, a oração, que é o nosso diálogo íntimo com Deus. Por meio dela, tanto podemos dar o nosso SIM ao chamado do Senhor, como podemos suplicar a Ele o Seu SIM, para que possamos nos dignificar trilhar pelos Seus caminhos.

Se compreendermos estas peças-chaves, com certeza, teremos vivenciado nossa Quaresma, ou seja, estaremos preparados para celebrar o ápice da Liturgia católica: que é a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

E assim, já teremos respostas diante de tantas dúvidas, fraquezas e inquietações, pois aquele que nos fortalece, foi o mesmo que sofreu grandes e inúmeras tentações – foi duvidado, humilhado, açoitado e cravejado numa cruz, mas também é o mesmo que hoje chamamos de “meu Deus, meu Senhor!”.

Portanto, não pensemos que a dor e o sofrimento vão nos diminuir, pois foi por este caminho que um pobre galileu, encarnação do Verbo, sofreu o que sofreu, para nos remir dos pecados, mas, também, para nos mostrar que a nossa “morte de cruz” pode ser experimentada nestes simples pilares, que o tempo quaresmal nos propõe: ORAÇÃO, JEJUM E ESMOLA.

E no mais, que o Espírito Santo nos revista com Seus sete dons, para que possamos corresponder com fé e humildade aos anseios do Pai. Assim seja!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

A era das contradições

🔊 Clique e ouça a notícia Wanderson R. Monteiro (*) Estamos vivendo em tempos difíceis, onde tudo parece mudar de uma hora para outra, nos tirando o chão e a

O antigo futebol de 11 contra 11

🔊 Clique e ouça a notícia Luiz Alves Lopes (*) No futebol do passado, que encantava, situações delicadas e pitorescas ocorriam, algumas, inclusive, não republicanas, próprias do mundo dos humanos