[the_ad id="288653"]

Currículo ou comportamento? As máquinas já fazem o que o “bom currículo” entrega!

Dileymárcio de Carvalho (*)

As empresas e organizações que selecionam pessoas por Perfil Comportamental têm nos times os profissionais com a capacidade mais importante para esse tempo e para o enfrentamento das mudanças que vão ocorrer no mundo do trabalho até o final dessa década (2030). Ou seja: a CAPACIDADE DE ADAPTAÇÃO. E vale o alerta: “em quase todas as áreas as máquinas já fazem ou vão fazer tudo aquilo que o seu funcionário de “bom currículo” entrega hoje”.

A identificação do Perfil Comportamental mostra previamente o “SENSO DE PROPÓSITO”, outra habilidade fundamental urgente. Essas duas capacidades, Adaptação às Mudanças, e Propósito, estão diretamente ligadas à personalidade psicológica do profissional. E é a personalidade que define Atitudes e Comportamentos.

Esse é sem dúvida um profissional acima da média e é ele quem nós queremos selecionar. O que temos aqui? Poder acelerar o ritmo de identificação dos perfis comportamentais adequados para o contexto de uma empresa e organização.

Performance tem ligação direta com o Modelo de Seleção. Então estamos falando de causa e consequência. E o que o Processo de Seleção por Comportamento traz? O conhecimento da psicologia de modo funcional para quem no dia a dia precisa definir uma contratação. Para os colegas psicólogos é poder alinhar uma organização de conhecimento que não está estruturada com esse foco, tanto na formação, quanto nos manuais. E para quem vai fazer uma seleção é ter em mãos instrumentos e ferramentas funcionais e específicas.

Meu objetivo em organizar esse conhecimento é ajudar líderes, gestores, empreendedores e equipes de RH a criarem o seu próprio Processo de Seleção com aquilo que a psicologia tem de mais rico: a Análise do Comportamento.

É por isso, que a Seleção por Comportamento é também consequência. Porque a montagem de um programa de seleção é uma estratégia de posicionamento empresarial e executivo. E isso muda a antiga relação da seleção baseada unicamente no currículo, em duas ou três referências de indicação do candidato.

É o acesso a uma aprendizagem sobre comportamento com base em estudos teóricos e aplicados da Psicologia Comportamental. Se quisermos avançar na “seleção de gente”, precisamos conhecer sobre a Psicologia do Comportamento Humano e como esse comportamento se adequa ou não diante das contingências do trabalho.

A Seleção de Pessoas por Perfil Comportamental é hoje um dos principais posicionamentos de uma empresa e de um líder. E aqui um pouco sobre esse posicionamento: Diante de um “bom candidato”, aquele de currículo e experiência, mas que na entrevista me traz dúvidas saiba: essa “purgazinha atrás da orelha” é sempre por questões comportamentais.

Então, não seja vencido pela “força” do currículo. Que tal aprender comigo sobre Comportamento? Ou melhor, o que você sabe sobre “A Psicologia na Seleção por Comportamento”?  Vídeos nas minhas redes sociais @dileycarvalho


(*) DILEYMÁRCIO DE CARVALHO- PSICÓLOGO CLÍNICO COMPORTAMENTAL- CRP: 040/49821
E-MAIL: contato@dileymarciodecarvalho.com.br

As opiniões emitidas nos artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores por não representarem necessariamente a opinião do jornal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Melhor lugar

🔊 Clique e ouça a notícia Neste mundo, estamos em constantes e frenéticas mudanças, sejam físicas, temporais ou espaciais. Desde muito tempo, ouvimos muitas frases, referentes a lugares onde estamos

A crise moral na pós-modernidade

🔊 Clique e ouça a notícia Vivemos em uma era marcada por profundas transformações culturais e sociais, onde a crise moral tem se sobressaído de maneira sutil, mas impactante. Em

Aprendendo mais sobre hackathons

🔊 Clique e ouça a notícia Se você está por fora do que é um hackathon, não se preocupe, porque hoje é o dia de entender como esse evento pode