Há pessoas que passam a vida reclamando de tudo. Se chove, reclamam. Se faz muito frio, reclamam. Se faz muito calor e tem muito sol, reclamam. Enfim, parece que nasceram para reclamar de tudo e de todos. Nada está bom para esse tipo de pessoa.
E o pior é que existem muitos assim, e tive o prazer, ou em alguns casos, o desprazer de ter conhecido. São indivíduos que não se satisfazem com nada e, pasmem, dão-nos a entender que sentem prazer em só reclamar.
Afinal, o que é reclamar? Segundo os nossos dicionários da língua portuguesa, significa opor-se por meio de palavras; fazer reclamação; queixar-se, ou mesmo reivindicar direitos. Reclamar é clamar duas vezes que as coisas ruins aconteçam, enquanto que agradecer significa clamar por coisas boas, é pedir bençãos. A escolha de reclamar ou clamar é nossa.
Reclamar com frequência faz um mal danado à saúde, pois libera o cortisol extra, prejudicando muito o sistema imunológico, podendo causar o aumento do colesterol, diabetes, doenças cardíacas e obesidade, com a agravante ainda de tornar o cérebro mais vulnerável ao AVC. Os reclamões também têm sua saúde mental afetada, pois ficam negativos e, em função disto, perdem a oportunidade de formar novos vínculos afetivos, além de afastar os amigos.
Espiritualmente, reclamar significa clamar ao universo que lhe mande mais daquilo que está odiando, para o seu caminho.
No sentido bíblico, reclamar é um pecado, pois é como se disséssemos a Deus que nós temos uma solução melhor que a Dele, o que não é verdade. Nós temos uma característica de querermos sempre as coisas como achamos que devem ser, e ao nosso tempo. Quando se reclama, e vive-se murmurando, desqualifica-se Deus e sai do lugar de servo para se colocar na situação do Pai.
A etimologia da palavra reclamar é interessante, pois vem do latim reclamatione, que designa o ato de “desaprovação manifestada por gritos”, e do verbo reclamare (reclamar), que significa exigir ou reivindicar. Pode-se reclamar? Claro, mas o hábito de reclamar é que prejudica. Quando se reclama, o sentimento ruim é jogado para fora, e há uma catarse, o que não é ruim de tudo. Os reclamões costumam ser controladores, e quando percebem que não têm tanto controle, reclamam. O que fazer para cessar as reclamações de tudo? Tem saída? Claro que tem! Busque soluções e abra o diálogo.
A despeito do assunto, muito palpitante e interessante, tenho um amigo assim, reclamão de tudo. Quando nos encontramos sempre tem algo a reclamar, da saúde, da esposa, dos filhos, do trabalho, da limpeza da casa. Aahhh! Esse também tem uma mania louca de limpeza, superando até sua esposa e a empregada doméstica que ele tem em sua casa. Ele reclama tanto que chega a ficar chato. Sempre está com sérios problemas, mas não ouve ninguém!!
Para ele está tudo sempre ruim, não agradece nada e diz que tudo o que ele conseguiu na vida foi com esforço próprio.
Ficamos muito tempo afastados devido à mudança dele da cidade onde morávamos, mas fiquei sabendo depois que ele foi flagrado traindo a mulher com a empregada que tanto reclamava, a esposa adoeceu, a filha mais velha engravidou do namorado e o filho tinha saído de casa, e que no trabalho, as coisas não estavam boas. Era de se esperar tal desfecho, pois o meu ilustre amigo reclamava tanto que só atraía maus fluídos!
A solução é sempre praticar a gratidão, permanecer em Cristo e ter uma fé inabalável.
‘’Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.“
DEUS NOS CHAMA PARA UMA VIDA DE CONFIANÇA, SEM O HÁBITO DE RECLAMAR
SEJA SEMPRE GRATO!
(*) Advogado militante – Coronel da Reserva da Polícia Militar.
Curso de gestão estratégia de segurança pública pela Academia de Polícia Militar e Fundação João Pinheiro
As opiniões emitidas nos artigos assinados são de inteira responsabilidade de
seus autores por não representarem necessariamente a opinião do jornal