Coronel Fabriciano registra avanços no combate a dengue, zika e chikungunya, segundo o LIRAa

A prefeitura de Coronel Fabriciano divulgou, nesta semana, o resultado do último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) realizado no município. Segundo as informações divulgadas pela Administração Municipal, o levantamento registrou um índice de arbovirose de 0,8%, ou seja, abaixo dos 1%. Índice de infestação considerado satisfatório, de baixo risco.

Para reunir as informações do LIRAa, foi feito entre os dias 4 e 8 de julho visitas em 1.745 residências. A medição leva em conta a quantidade de residências com a presença de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, as chamadas arboviroses. 

O relatório divulgado, nessa nesta terça-feira (12), apresentou um avanço do município no combate às arboviroses. Em maio, o índice ficou em 1,7%, já em fevereiro, foi de 3,2%. 

Mas apesar dos dados gerais do levantamento serem positivos, quando é analisada as regiões da cidade, é possível identificar que o bairro Belvedere alcançou um índice de 13% e Aparecida do Norte, de 4,6%. Por esse motivo, de acordo com a prefeitura, essas regiões receberão aplicação de inseticida e uso do fumacê.

Outra informação importante, revelada pelo levantamento, apontou que mais de 90% dos focos ainda estão dentro das casas. Dentre os itens com maior quantidade de larvas, estão: caixas d’água e bebedouros de animais, com 18,75% dos focos. Enquanto os vasos de plantas, ralos e calhas, com 12,5% dos focos. Informações: Prefeitura de Coronel Fabriciano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM