Ano novo, vida nova!

0
385

Este é um chavão que costuma ser repetido, exaustivamente, no contexto da virada do ano.

O ano, na verdade, não é novo. A maioria das coisas continuam exatamente como estavam no ano que passou. Mas sempre é oportunidade para buscar uma vida nova.

A esta altura, cabe uma pergunta: você, realmente, acha que precisa mudar sua vida? Não estou falando de mudanças circunstanciais ou superficiais, mas de uma mudança essencial em termos de hábitos, crenças, atitudes e valores.

No capítulo 18 de Jeremias encontramos Deus ordenando ao profeta que vá à casa de um oleiro para ver o seu trabalho. Jeremias obedece e, quando chega, vê o oleiro trabalhando na confecção de um vaso. De repente, o vaso se estraga e o oleiro começa tudo de novo, moldando outro vaso de acordo com a sua vontade. Nesse ponto, veja o que foi registrado na Bíblia. “Será que eu não posso agir com vocês como fez o oleiro? — Pergunta o Senhor. — Como barro nas mãos do oleiro, assim são vocês nas minhas mãos, ó comunidade de Israel”(Jeremias 18.6).

Com base nesse texto, quero chamar a sua atenção para as seguintes verdades.

1. Deus se recusa a admitir que sua vida seja estragada.

Conheço muitas vidas completamente estragadas. Umas foram estragadas pelo crack, outras pelo fumo e pela bebida. A vaidade, a arrogância, a ira e outros pecados têm causado grandes estragos na vida das pessoas. O pior de tudo é que, em muitos casos, esses estragos se tornam irreversíveis. Isso é trágico, porque não é esse o propósito de Deus para nossas vidas. O texto diz que, quando o vaso se estragou, o oleiro o refez. Fomos criados por Deus de maneira especial e com um propósito especial. Se depender dele, a nossa dignidade jamais será comprometida.

2. Sua vida só tem sentido se for moldada por Deus.

Outro detalhe a ser observado é que o oleiro moldou outro vaso de acordo com a sua vontade. O propósito de sua vida não pode ser estabelecido por você mesmo. O que deve prevalecer é a vontade de Deus. Ele é o criador e a vida só tem significado se for moldada segundo a vontade Dele. Se sua vida está sem sentido, se você se sente infeliz e está à procura de algo que possa completá-lo, é porque falta o toque da mão do Senhor. Só ele pode dar a você uma vida plena, como prometeu Jesus em João 10.10: “Eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância”.

3. Sua vida será moldada se estiver nas mãos de Deus.

Observe o que o texto diz: “Como barro nas mãos do oleiro, assim são vocês nas minhas mãos”. Como já foi demonstrado, Deus é o único que pode mudar sua vida, e isso só pode acontecer se você se colocar nas mãos dele. Longe de Deus você será, sempre, um vaso estragado e sem esperança. Por isso, renda-se a ele. Permita que ele tenha o controle da sua vida. Somente assim você poderá encontrar o verdadeiro propósito para sua existência. Deixe Deus moldar em você uma vida nova e tenha um ano novo vitorioso e abençoado.

*Pastor da Igreja Batista da Esplanada em Governador Valadares