Certa vez, quando ainda fazia o antigo curso ginasial, mais precisamente na sexta série, durante uma das aulas de religião, surgiu um tema que até hoje me fascina e diz respeito aos sonhos. Esse assunto surgiu quando a nossa professora disse a todos nós que o sonho dela era que, um dia, todos nós, seres humanos, nos reconhecêssemos como verdadeiros irmãos em Cristo, independentemente de quaisquer outras circunstâncias. Um “gaiato” no fundão da sala exclamou: “Ah! Meu sonho era ganhar sozinho na loteria esportiva!”
Mas afinal, o que são sonhos? A gente sonha mesmo? Eles se realizam? É uma construção de nossa mente?
Respondendo de uma maneira bem singela, diria que sonhos são experiências que vivemos enquanto dormimos. É um somatório de imagens e outros elementos que o nosso cérebro vivencia durante o sono — quer dizer, pode ou não vivenciar. Dentro do campo científico, esse conceito pode ficar bem mais complexo.
Segundo definição da APA – Associação Americana de Psiquiatria, os sonhos são um estado fisiológico e psicologicamente consciente, que ocorre durante o sono e se caracteriza frequentemente por um rico conjunto de experiências sensoriais, motoras e emocionais do organismo. Os estudiosos do assunto dizem que sonhar faz muito bem à nossa saúde cerebral, e que nos inspira e nos impulsiona durante a vida. Resumindo: sonhar faz bem!
Não vamos entrar muito na parte científica do assunto, pois é bem mais complexo, e não é nossa intenção. O caso é que, naquele dia, na sala de aula, a professora acabou abrindo a questão e perguntou aos alunos, individualmente, quais sonhos teriam e quais gostariam que se realizassem.
Quando chegou a minha vez de responder, respondi sem hesitar: meu sonho era, na época, ser piloto de avião. A aviação me fascina desde menino, mas nunca realizei esse sonho rsrsrsrs. Tanta coisa aconteceu que ele se perdeu no tempo!
Penso que sonhar não custa nada, mas para a sua realização, a gente precisa primeiro ter vontade de realizá-lo, muito trabalho, inspiração e, principalmente, fé em Deus; e, se estiver nos planos dele, tudo o mais vai acontecer.
Acredito que toda a obra do ser humano nesta terra começou por um sonho e só foi possível por vontade de Deus!
Na minha humilde opinião, penso que os sonhos fazem parte de nossas vidas, e que a esperança é exatamente o sonho do homem acordado. E aqueles sonhos que temos durante o sono não são, prioritariamente, para a gente interpretar e ficarmos preocupados se são sinais de algo que poderá ou não acontecer.
A Bíblia diz que o ser humano está liberado para sonhar e crer nas promessas do Senhor! Creio que Deus se comunica muito conosco através de sonhos.
Ultimamente tenho tido muitos sonhos enquanto durmo; uns não são bons, mas a maioria deles é agradável, o que me permite acordar muito bem.
Penso que os sonhos que temos acordados são de acordo com os nossos desejos e prioridades durante a vida. Aquele sonho de ser piloto se foi, mas ainda sou fascinado por aviação. Não tenho nenhuma frustração por não tê-lo realizado.
E VOCÊ? SONHA MUITO ENQUANTO DORME? ACORDADO?
REALIZOU TODOS OS SEUS SONHOS?
E ele disse:
“Ouçam as minhas palavras: Quando entre vocês há um profeta do Senhor, a ele me revelo em visões, em sonhos falo com ele.” Números 12:6
(*) Advogado militante – Coronel da Reserva da Polícia Militar. Curso de gestão estratégia de segurança pública pela Academia de Polícia Militar e Fundação João Pinheiro
As opiniões emitidas nos artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores por não representarem necessariamente a opinião do jornal.






