[the_ad id="288653"]

Agradecer, sempre!

FOTO: Freepik

CORONEL CELTON GODINHO

Sem sombra de dúvidas, uma das mais importantes lições que aprendi com os meus pais foi sobre a gratidão. 

A gratidão é um reconhecimento, um sentimento, por uma ação que uma pessoa fez por você, ou mesmo por outra pessoa. A palavra vem etimologicamente do latim “gratus”, que quer dizer agradecido ou ser grato.

Desde menino, aprendi a agradecer por tudo, até quando aconteciam situações desagradáveis comigo ou com outros mais próximos. Lá “em casa”, diziam que tudo o que acontecia com a gente era para o nosso bem. Digo “lá em casa”, porque a casa de nossos pais sempre será nossa e, mesmo depois de partirem para a vida eterna, estarão em nossos corações. 

Mas voltando ao nosso colóquio, sempre vi a gratidão como de grande importância para as nossas vidas e, principalmente, para com as nossas relações com Deus.

Jesus nos ensinou a sermos gratos em tudo, pois é uma forma de louvar a Deus, e um sinal de transformação. A gratidão nos proporciona uma felicidade em abundância e nos ajuda a valorizar e termos alegria nas bênçãos que recebemos.

Alguns pensam que a gratidão é uma dívida, mas não tem essa conotação mundana, porém, tem significado espiritual. Penso que aquela pessoa que agradece, sente-se mais feliz consigo mesma e mais conectada com Deus, com o universo e com todas as criaturas da terra. 

Certa vez, ao adentrar pela primeira vez num local de trabalho para o qual fui designado, fui abordado por um senhor de idade já avançada, que perguntou-me se era parente de alguém que ele conhecia, citando o meu sobrenome e alguns detalhes. Respondi-lhe, positivamente, ao que ele, todo eufórico, perguntou-me pela pessoa que era, na verdade, meu avô paterno. Aquele senhor me disse serem grandes amigos, e que era muito agradecido a ele, e que, por vezes, não teve a oportunidade de retribuir-lhe e que, naquele momento, eu seria seu amigo também, inclusive, me convidando para ir a sua fazenda. Infelizmente, dei-lhe a notícia de que meu avô já era falecido. Ele abaixou a cabeça, com ar de tristeza, mas notei a sua alegria em ter me encontrado. A partir dali nos tornamos amigos. Durante a minha vida, situações como esta são até normais e corriqueiras, pois meus pais ministraram bem as lições que aprenderam em tempos passados.

Ter um coração grato é uma grande virtude apreciada por Jesus!

A nossa Bíblia traz inúmeros versículos sobre gratidão.

Penso que a gratidão nos aproxima mais de Deus e, por isto mesmo, devemos agradecer sempre, todos os dias, pelas bênçãos recebidas!

  • “Damos-te graças, ó Deus, damos-te graças, pois o Teu nome está perto; os que invocam o Teu nome anunciam as Tuas maravilhas. (Salmos 75:1)
  • “Pois tudo o que Deus criou é bom, e nada deve ser rejeitado, se for recebido com ação de graças, pois é santificado pela palavra de Deus e pela oração.

1 Timóteo 4:4-5


(*) Coronel da Reserva da Polícia Militar. Advogado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM