Prefeito de Colatina vai a New York receber troféu por seu modelo de administração

Sérgio Meneguelli vai aos Estados Unidos receber o troféu “Notable Brazilian Award”, pelo trabalho que tem feito na Prefeitura de Colatina. Foto: Brazilian Times

O prefeito da cidade de Colatina, no Espírito Santo, confirmou presença na festa de entrega do troféu “Notable Brazilian Award”, em Manhattan (NY), no próximo dia 8. De acordo com sua assessoria, ele está muito satisfeito com a indicação do seu nome, que mostra o reconhecimento do trabalho que vem fazendo à frente da Prefeitura da cidade. O evento anual, que está em sua nona edição, é conferido às pessoas que mantêm uma agenda de compromissos sociais, morais e políticos em favor da nação brasileira. A premiação é oferecida pela Brazilian Community Heritage Foundation (BCHF), em parceria com o jornal Brazilian Times.

Em entrevista concedida por telefone na tarde de ontem, 27, o secretário de comunicação da Prefeitura de Colatina, José Paulo de Souza, disse que até aquele momento não estava definida a data da viagem do prefeito, porque ele teve de fazer uma pequena intervenção oftalmológica e aguardava o restabelecimento para marcar a passagem. Ele disse que o prefeito viajará sozinho e vai bancar todas as despesas da viagem, sem onerar os cofres do município. A organização do evento disponibilizou apenas a alimentação e a hospedagem, ficando as demais despesas por conta do homenageado.

Reconhecimento no exterior

Esta não é a primeira vez que Sérgio Meneguelli vai ao exterior receber um prêmio de excelência em administração. Em abril deste ano ele esteve em Portugal, onde foi assinar a Carta Germinada, que é um documento de cooperação comercial entre a cidade de Colatina e a cidade portuguesa de Belmonte. O evento aconteceu no dia 26 de abril e fez parte das comemorações da Semana do Descobrimento do Brasil. Na oportunidade, o prefeito foi agraciado com a comenda Pedro Álvares Cabral, concedida pelo Conselho Municipal de Belmonte.

No ano passado o prefeito fez uma palestra na Universidade de Harvard sobre “Gestão Pública com Eficiência e Responsabilidade, Como ser a Diferença e como Fazer Diferente. Ainda de acordo com seu assessor, atualmente existem mais de 200 pedidos de entrevistas para emissoras de rádio e televisão do país, que estão à espera de espaço na sua agenda. “Há também mais de 300 pedidos de pessoas de várias partes do Brasil, que querem vir conhecer o trabalho que ele vem fazendo na cidade e que o diferenciou dos milhares de prefeitos do país”, disse o secretário José Paulo de Souza, que destacou uma pesquisa de opinião realizada em Colatina no ano passado, quando Sérgio Meneguelli obteve 78% de aprovação de seu governo pelos colatinenses.

Origem

De origem humilde, Sérgio Meneguelli, de 63 anos, “revolucionou” ao ser eleito ao cargo de prefeito de Colatina, uma das maiores cidades do Espírito Santo. Sua popularidade na internet e o trabalho realizado à frente do Executivo Municipal o destacaram e por isso ele foi escolhido para receber o prêmio “Notable Brazilian Award”, em Manhattan (NY). Meneguelli já foi vereador do município por quatro mandatos e, em 2017, ganhou as eleições locais com 30.24% dos votos válidos.

A população de Colatina, em 2018, foi estimada em 121.580 habitantes, sendo, assim, o 8º município mais populoso do Estado. É uma das principais cidades do interior capixaba e sua influência abrange também municípios do Leste mineiro. A cidade posiciona-se em 5º no ranking dos maiores IDH’s do Estado, apresentando índice correspondente a 0,746, sendo este considerado alto para o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Entre os 5.565 municípios brasileiros, Colatina ocupa a 628ª no que tange ao mesmo item.

A forma de Meneguelli administrar esse importante polo econômico na região chamou a atenção das pessoas. Além disso, ele tornou-se conhecido pela rigidez no combate à corrupção e o não desperdício do dinheiro público.

Cidadão comum

A fama do prefeito de Colatina, Sérgio Meneguelli, surgiu quando um morador da cidade o viu ajudando os funcionários da Prefeitura a fazer um trabalho de jardinagem em uma das ruas da cidade. A imagem ganhou o mundo pela internet e por isso a sua forma de administrar a cidade é vista como inovadora e responsável. “A atividade extra do prefeito, em executar serviços com as próprias mãos em suas horas de folga, está no seu DNA. Ele faz isso há anos e não é nenhuma novidade, apenas ganhou destaque depois que tais atitudes ganharam as redes sociais. A popularidade de Meneguelli é tanta que ele é seguido por quase 1 milhão de admiradores nas redes sociais. Ele costuma dizer que “não é prefeito e sim está prefeito”, destacando a importância de os políticos eleitos darem o exemplo à população.

Em fevereiro deste ano o prefeito cancelou o desfile de Carnaval de rua e com o dinheiro economizado construiu uma escola na zona rural que atualmente beneficia cerca de 70 alunos. Antes ela funcionava precariamente nas dependências de uma igreja.

O troféu “Notable Brazilian Award” vai homenagear várias personalidades, entre jornalistas, empresários, ativistas, artistas, profissionais liberais, enfim, todos aqueles que contribuem de forma positiva para a imagem do Brasil no exterior. (Com Brazilian Times)

por Raimundo Santana Editor