Deus abençoe Valadares

0
278

No dia 30 de janeiro comemoramos o aniversário de Governador Valadares. Uma celebração como esta é uma boa oportunidade para que possamos refletir sobre como podemos contribuir para fazer de nossa cidade um lugar melhor para morar e viver.

O texto de Jeremias 29.7 nos ajuda a entender isso: “Empenhai-vos pela prosperidade da cidade, para onde vos exilei, e orai ao Senhor em favor dela; porque a prosperidade dela será a vossa prosperidade”, Jeremias 29.7.

Esse texto faz referência ao povo de Israel, exilado na Babilônia e perseguido pelos inimigos, mas que, mesmo assim, precisava clamar pela prosperidade da cidade onde morava.

Mesmo estando em uma terra estranha, os exilados foram instruídos a trabalhar e orar pelo bem-estar da Babilônia. Dessa maneira, eles mesmos viveriam em paz como beneficiários de tudo o que a cidade experimentasse.

Seria, então, o caso de se perguntar: O que podemos fazer pelo bem-estar e progresso de nossa cidade? De acordo com o texto acima mencionado, duas coisas são necessárias.

Em primeiro lugar, somos conclamados a trabalhar por ela: “Empenhai-vos pela prosperidade da cidade para onde vos exilei”. O que você tem feito para que sua cidade seja mais bonita, mais funcional, menos poluída e mais pacífica?

Qualquer cidade do planeta nada mais é do que o reflexo fiel das pessoas que moram nela. Uma cidade em que as pessoas são hospitaleiras será uma cidade hospitaleira. Este mesmo raciocínio se aplica a questões como corrupção, violência etc. Sua cidade precisa muito de você. Ela precisa de seu empenho, trabalhando por ela.

Em segundo lugar, ore por sua cidade: “e orai ao Senhor em favor dela”. Um hábito saudável é o de orar pela cidade. Nós sabemos que, por mais que façamos, não podemos fazer tudo. Precisamos das bênçãos de Deus. Muitas vezes argumentamos que a cidade não é melhor porque o prefeito e autoridades não fazem o que deveria ser feito, são incompetentes e  corruptos. Precisamos, então, orar por eles. Deus responde a oração dos cristãos para tocar nos corações das autoridades e governantes, sejam eles quem forem, mesmo que não temam ao Senhor.

Em Ezequiel 22.30 o Senhor diz: “E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro, e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; porém, a ninguém achei”. Então, ore por sua cidade, mesmo que você seja o único a fazer isso. Ore para que Deus mude o rumo das coisas de uma forma positiva; assim, todos seremos beneficiados, como está escrito: “Porque a prosperidade dela será a vossa prosperidade”, Jeremias 29.7.

Você tem uma escolha: pode continuar apenas desejando que as coisas sejam diferentes em sua cidade ou pode fazer algo a respeito. Como vimos no texto, há pelo menos duas coisas que você pode fazer: se empenhar em promover, com suas ações, o bem-estar da cidade e orar por ela.

Sebastião Arsenio | Pastor da Igreja Batista da Esplanada em Governador Valadares.