Deputados do partido NOVO visitam Valadares pensando nas eleições 2020

Deputado federal Tiago Mitraud afirmou que o NOVO tem intenção de lançar candidatos em Valadares em 2020.Foto: Divulgação/Eduardo Lima

De olho nas eleições municipais em 2020, o partido NOVO já começou a articular com lideranças políticas de Governador Valadares a indicação de nomes para a candidatura a prefeito. Os deputados federal Tiago Mitraud e o estadual Guilherme da Cunha, ambos do partido, estiveram na cidade nessa sexta-feira (31) para apresentar uma proposta de edital de emendas parlamentares e prestação de contas do mandato. A reunião foi aberta ao público e contou com a presença de prefeitos, vereadores, empresários, representantes de entidades e lideranças políticas da região.

Em seu primeiro mandato como deputado federal, Tiago Mitraud avaliou os primeiros dias de trabalho na Câmara dos Deputados e explicou o motivo de retornar a Valadares. “Têm sido dias de muito trabalho e articulação com o Governo federal. Sobre minha visita, o trabalho do político não pode se resumir somente à época de campanha. Eu vim aqui durante o período eleitoral, tive um retorno muito positivo nas urnas e me senti na obrigação de estar aqui novamente, prestando contas e ouvindo demandas da população. Já é minha 26ª visita a municípios mineiros”,  informou.

Durante a reunião foi apresentado o projeto edital de emendas parlamentares, que pretende tornar a entrega dos recursos um processo transparente, feito com embasamento técnico. Entre os critérios que serão analisados pelo edital estão elementos como impacto direto no desenvolvimento local, retorno do investimento e eficiência.Iniciativas na saúde, educação básica, geração de emprego e renda poderão receber emendas que estarão disponíveis aos parlamentares a partir do ano que vem. O edital será divulgado no dia 10 de junho, por meio do site www.libertaminas.com.br.

Para Mitraud, a participação do empreendedor será a única solução para retomar o crescimento econômico em Minas, criando um ambiente de negócios favorável para novos investimentos. “Nossa meta de trabalho é focar mais no empresário e menos no Estado. A gente vê o Estado com essa estrutura gigantesca, mas lenta e burocrática. O Estado tem o papel de suporte à livre iniciativa e ao empreendedor. Essa é a linha de pensamento do governador Romeu Zema aqui em Minas e nossa lá na Câmara dos Deputados, com poucas diferenças. O governo vem enfrentando uma crise fiscal muito grande e sabemos disso. Vai levar tempo para conseguir colocar Minas Gerais nos eixos novamente”, diz.

Privatizações

Tiago Mitraud também comentou sobre a dívida fiscal do Estado com a União. O deputado acredita que o corte de despesas, corte de privilégios e privatizações de estatais podem recuperar a situação econômica do país. “A política brasileira teve péssimas decisões nos últimos anos. Isso é provado com a atual situação do país. Qual diagnóstico a gente pode fazer? Primeiro, nós temos um Estado que gasta mais dinheiro do que deveria. Estamos com déficit de cinco anos nas contas da União. Ou seja, o dinheiro que é recolhido de impostos não tem sido o suficiente para cobrir os custos. Hoje, 54% do problema econômico vem da Previdência. A primeira ação que tem de resolver é a reforma da Previdência, o segundo aspecto é que a sociedade volte a gerar riquezas para o Estado. Outro caminho são as privatizações. Só assim para retomar o ajuste fiscal que o Estado precisa. Mas estamos muito otimistas de que Minas voltará a gerar riquezas”, disse.

Eleições municipais

Mesmo que Governador Valadares não tenha diretório municipal do NOVO, Mitraud afirma que o partido está à procura de candidatos locais para disputarem o pleito em 2020. “A gente quer, no ano que vem, lançar candidatos a prefeito e a vereador em Minas Gerais. Como tive uma representatividade positiva em Valadares, é uma ideia do partido lançar nomes aqui também. O diretório nacional estabeleceu algumas metas que os municípios precisam cumprir para poder lançar candidatura, como o número mínimo de filiados. Por exemplo, o partido NOVO não utiliza recursos públicos para se manter, precisa de pessoas para contribuírem e manterem o partido. Nós precisamos de um número mínimo de 150 filiados. Em Valadares já estamos na metade. O candidato passará por um processo seletivo do partido para poder se candidatar”, conclui Mitraud. Ao final da reunião, ele seguiu para a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), para cumprir agenda de reuniões.

por Eduardo Lima | eduardolima@drd.com.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM